Notícias

Violência em comunidades indígenas de Tabatinga é debatida por autoridades

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, sob orientação do Prefeito Saul, realizou na última segunda-feira, 04, duas grandes reuniões, uma na comunidade do Umariaçu I e outra no Umariaçu II. A pauta foi a violência entre os moradores das duas comunidades Indígenas provocadas pelo alto consumo de bebidas alcoólicas e de entorpecentes e homicídio de um jovem da comunidade. Participaram da reunião o Prefeito de Tabatinga Saul Nunes Bemerguy, Comandante do 8° BPM Ten Cel Nilo Corrêa, Delegada de Polícia Civil Dra. Mary Anne Trovão, Secretário de Educação Prof. Valdiney e o Secretário Municipal de Segurança Major Herlon.

Em sua fala, o Prefeito Saul citou o problema da insegurança pública advindo da falta de policiamento e agravada com o homicídio de um jovem na comunidade de UMARIAÇÚ I. Falou do concreto armado nas vias em extensão de 3km e da iluminação pública a ser colocada em toda avenida concretada. Solicitou mais amor, compreensão e respeito entre todos das duas comunidades, visto que todos são irmãos de sangue, de mesma etnia Ticuna e mesma língua(gíria).  O Prefeito Saul repudiou a cobrança de pedágio por parte dos moradores das duas comunidades, e finalizou dizendo que tem se esforçado para trazer o direito de ir e vir com segurança de todos.

A Delegada Dra. Mary Anne falou sobre a situação de atendimento na Delegacia, e orientou sobre a proibição de venda de bebida alcoólica nas comunidades indígenas e finalizou dizendo esperar que os representantes das duas comunidades possam prestar informações visando elucidação de crimes.

O Ten Cel Nilo Côrrea falou sobre o problema de acesso que em breve será solucionado com a via concretada dando condições para que a PM possa realizar patrulhamento nas duas comunidades e sensível ao problema, determinou de imediato uma VTR PM patrulhar as comunidades entre 16h até 23h diariamente.

O Professor Valdiney falou sobre o problema da insegurança para alunos, professores e moradores das duas comunidades. Solicitou apoio dos comunitários fins de que todos possam transitar em segurança nas comunidades de Umariacu I e II.

As autoridades decidiram ainda agendar uma reunião com as lideranças das duas comunidades indígenas na sede da Secretaria de Educação no dia 04.09.2018 fins de firmar compromissos em ATA de reunião.

***

ASCOM PMTBT

você pode gostar também