Vice-prefeito de Atalaia do Norte diz não saber onde estão os recursos para combater a pandemia na cidade
A situação do sistema de saúde do município de Atalaia do Norte, distante 1.150 quilômetros de Manaus, está cada vez mais caótica, inclusive com a comunidade sem ter conhecimento do que realmente está sendo gasto efetivamente no combate à pandemia por parte da prefeitura municipal. Segundo o vice-prefeito Deizimar Rodrigues (PSD), neste estado de falta de liderança quem acaba sofrendo é a população, que recebe atendimento precário.
No último fim de semana, Deizimar esteve na Unidade Hospitalar de Atalaia do Norte e fez uma live pelo Facebook do que chamou de caos no local.
“Mais de R$ 2,5 milhões liberados nos periodo de 60 dias pelo Ministério da Saúde para combater a pandemia em Atalaia do Norte e não sabemos onde estão os testes de Covid-19, respiradores, máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Porque tanta falta de transparência, o que o atual prefeito Nonato Tenazor anda escondendo?”, indagou o vice-prefeito que está afastado politicamente do atual gestor de Atalaia.
“Hoje está fazendo dez dias que eu mesmo estou com tosse sem sintomas de gripe, e o comitê já foi informado mas até o momento não recebi visita da equipe de enfrentamento ao COVID 19. Se comigo está desse jeito imagine com o povo humilde de nossa cidade”, disse Deizimar.
O vice-prefeito alerta para a falta de equipamentos adequados para os agentes de endemias que estão trabalhando correndo sérios de sofrerem contaminação. “Eles estão trabalhando por amor a Atalaia com máscaras de uso caseiro”, disse Deizimar garantido que há alguns agentes contaminados pelo vírus.
Segundo o vice-prefeito, este já oficiou a situação precária na saúde ao deputado federal Sidney Leite e ao deputado estadual Fausto Jr para que tomem conhecimento do caos instalado na cidade e que providências sejam tomadas no sentido de acelerar uma fiscalização do ministério público federal e do tribunal de contas do estado, afirmou o vice-prefeito.
Deizimar disse que como faz parte da gestão, em momento algum quer atrapalhar o trabalho tanto do gestor municipal quanto da secretária de saúde e do comitê de enfrentamento ao Coronavírus. “Na verdade o que eu quero é não deixar principalmente as pessoas que estão em linha de frente ficarem doente, visto que tem recursos para adquirir equipamentos suficientes para os profissionais da saúde”, afirmou.
*Atualização 17:25hs
O vice-prefeito informou que na noite de ontem, 18/05, foi realizado nele o teste rápido de COVID 19.