Notícias

Unidade da rede municipal de ensino da zona Norte recebe as atividades do “Projeto Esmam nas Escolas”

Unidade da rede municipal de ensino da zona Norte recebe as atividades do “Projeto Esmam nas Escolas”

Cerca de 200 alunos que participaram da programação, assistiram à palestra “Direitos Fundamentais”, proferida pelo juiz Luís Cláudio Cabral Chaves.


Localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, a Escola Municipal Raimundo Almeida Lúcio recebeu na manhã desta sexta-feira (04/04) as atividades do “Projeto Esmam nas Escolas”, da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam). Os cerca de 200 alunos que participaram da programação, assistiram à palestra “Direitos Fundamentais”, proferida pelo juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (Vema).

O magistrado destacou a importância do projeto para a sociedade. “É uma grande satisfação participar do Esmam nas Escolas, especialmente com a temática escolhida pela escola, que foi sobre os Direitos Fundamentais e suas políticas inclusivas. Nesta edição, abordei um ponto central previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente: o direito à educação. Esse é um direito humano fundamental, essencial para garantir o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, é um instrumento poderoso de transformação social”, disse Luís Cláudio.

Ele destacou sua crença profunda na importância de trabalhar com o público jovem. “Sempre que tenho a oportunidade de conversar com estudantes, sinto que estamos semeando um futuro mais consciente e responsável. Trazer conhecimento jurídico para esse ambiente é uma forma de empoderar esses jovens, mostrando-lhes que têm direitos, voz e um papel ativo na construção da sociedade”, afirmou o magistrado.

A assessora pedagógica do Núcleo de Parcerias Institucionais da Semed, Amanda Melo, ressaltou a relevância da iniciativa para os alunos. “Hoje estamos na Escola Municipal Raimundo Almeida Lúcio para mais uma edição do projeto ‘Esmam nas Escolas’, uma iniciativa valiosa realizada em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas. Nesta edição, chegamos à zona Norte da cidade, dialogando com os alunos do oitavo e nono ano sobre direitos fundamentais, por meio de uma palestra jurídica. Esta parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Esmam é extremamente importante”, afirmou a educadora.

Conforme Amanda Melo, a cada edição, é perceptível o quanto o contato direto com o magistrado impacta positivamente os estudantes. “Eles se sentem acolhidos, escutados e esperançosos ao receber orientações jurídicas em um ambiente tão próximo do seu cotidiano. É a Justiça saindo dos tribunais e se aproximando da comunidade escolar, fortalecendo o conhecimento e a cidadania desde cedo”, salientou.

A gestora da Escola Municipal Raimundo Almeida Lúcio, Leonice Soares, destacou que o projeto simboliza um grande avanço para a educação no Estado, visto que traz transformações significativas para o ambiente escolar. “Gostaria de agradecer imensamente à Esmam, à Semed e ao juiz Luís Chaves pela parceria. Essa colaboração é fundamental para nós e para a nossa comunidade. O evento vai além de uma palestra, é uma verdadeira troca de conhecimentos, essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e melhor. Espero que retornem mais vezes”, disse a gestora.

Estudante do 9.º ano, Gabriela Souza comentou, logo após o término da palestra, o que achou do evento: “Achei esse projeto muito legal, porque muitas pessoas não têm acesso às informações sobre os direitos fundamentais e o ECA. Às vezes, elas nem sabem se o que estão vivendo é uma violação desses direitos. Achei muito interessante, porque esse tipo de iniciativa permite que as crianças conheçam seus direitos”.

O aluno Miguel Ferreira, também do 9.º ano, falou sobre os assuntos abordados durante a palestra: “O projeto foi muito relevante para mim, especialmente pelos temas abordados, como os Direitos Fundamentais. Achei interessante e enriquecedor. Aprendi bastante durante a palestra e acredito que iniciativas assim são essenciais para o nosso desenvolvimento. Seria ótimo se houvesse mais atividades desse tipo, pois contribuem muito para o nosso crescimento. A apresentação foi excelente, e os profissionais que conduziram foram muito educados”, finalizou Miguel Ferreira.

 

#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria traz a foto do juiz Luís Cláudio Cabral Chaves, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (Vema), ladeado pelos alunos da Escola Municipal Raimundo Almeida Lúcio, de servidores da unidade escolar e da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), que participaram da palestra “Direitos Fundamentais” dentro das atividades do “Projeto Esmam nas Escolas”. O magistrado é a terceira pessoa da esquerda para a direita, e veste blazer preto, camisa azul e calça jeans 

 

Texto: Sabrina Fernandes, com supervisão e edição de Ramiro Neto/Esmam
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Marcus Phillipe

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 99316-0660

 

você pode gostar também