TJAM participa de seminário internacional sobre “A Importância da Ouvidoria na Proteção do Meio Ambiente, promovido pelo TCE
TJAM participa de seminário internacional sobre “A Importância da Ouvidoria na Proteção do Meio Ambiente, promovido pelo TCE
Durante o seminário aconteceu o lançamento da obra coletiva “Compliance: a nova dimensão do desenvolvimento sustentável e do bom governo”.
O desembargador Elci Simões de Oliveira representou o Tribunal de Justiça do Amazonas na programação do do seminário internacional “A Importância da Ouvidoria na Proteção do Meio Ambiente: Diálogos Ibero-americanos”, promovido nesta sexta-feira (13/12) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/A). O diretor da Escola Judiciária do TJAM, desembargador Cezar Luiz Bandiera, e a juíza auxiliar da Presidente do Tribunal, Elza Vitória de Mello, também participaram do evento.
O seminário foi organizado como o objetivo discutir a relevância da Ouvidoria dos órgãos oficiais na sociedade. Além de apresentar noções jurídicas, técnicas e práticas sobre direito ao clima, direito à natureza e a nova pauta latino-americana sobre sustentabilidade.
Personalidades acadêmicas renomadas, como o professor doutor Eric Leiva, da Universidad Libre de Bogotá, e a professora doutora Lina Escobar, da Universidad El Bosque, que abordaram questões constitucionais ambientais da Colômbia. O professor doutor Bruno César Lorencini, especialista em Direito Constitucional Econômico, e o professor doutor Enrique Jesús Martinez Perez, da Universidade de Valladolid, que discutiram governança ambiental e direitos humanos na defesa da terra e do meio ambiente.
“Este evento é uma oportunidade de destacar o papel fundamental da interlocução entre os diversos setores da sociedade na promoção de ações concretas e responsáveis para preservar o meio ambiente. Além disso, reforça como a Ouvidoria da Corte de Contas tem atuado como uma ferramenta essencial, tanto na promoção da transparência quanto no estabelecimento de um diálogo eficaz, contribuindo diretamente para a proteção ambiental”, ressaltou o ouvidor da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.
A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, abriu a programação do evento enfatizou a importância do seminário como uma oportunidade de reafirmar o compromisso do Tribunal com a proteção ambiental e a promoção da transparência.
Durante o seminário aconteceu o lançamento da obra coletiva “Compliance: a nova dimensão do desenvolvimento sustentável e do bom governo”, elaborada pelos alunos do “MBA em Relações Institucionais, Governamentais e Compliance”, promovido pela Escola de Contas Públicas do TCE-AM e pela Escola de Direito da ALFA Educação (UNIALFA/FADISP).
Com informações e foto da Ascom do TCE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660