TJAM finaliza atividades da “Semana Nacional da Saúde” com evento voltado a servidores, colaboradores e estagiários
TJAM finaliza atividades da “Semana Nacional da Saúde” com evento voltado a servidores, colaboradores e estagiários
Ação aconteceu na Sede do Tribunal, no Aleixo, com a oferta de vários serviços em saúde ao publico interno.
No encerramento da “1.ª Semana Nacional da Saúde do Poder Judiciário”, magistrados, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que atuam na Sede do Poder Judiciário, no Aleixo, participaram de uma ação com a oferta de vários serviços, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testagem rápida, orientações nutricionais, encaminhamentos e solicitação de exames médicos para serviços especializados, entre outros. Organizada pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (Sesis/TJAM) e pelo Subcomitê de Atenção à Saúde de Magistrados e Servidores, em parceria com o Comitê Estadual de Saúde, a ação também aconteceu, no decorrer da Semana, nos fóruns Lúcio Fonte de Rezende e Ministro Henoch Reis.
Coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Amazonas e membro do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a juíza Etelvina Lobo Braga, e a secretária da Sesis/TJAM, médica Ana Cyra Saunders, acompanharam o início da atividade desta sexta-feira.
“Esta é uma Semana em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, que também está integrando a ação, orientando para a execução em duas frentes: a questão do judicial, e a questão do atendimento ao servidor. É um evento realizado em nível nacional com todos os tribunais do Brasil desenvolvendo atividades voltadas para a saúde. Encerramos aqui com o foco em atividades para o servidor e seus familiares que terão acesso a todos esses serviços que foram organizados pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde”, disse a juiza Etelvina.
Durante a ação, o público interno teve acesso também a serviços de bioimpedância (técnica utilizada para medir a composição corporal, analisando a quantidade de massa magra, gordura e água no corpo), orientações de saúde bucal, quiropraxia, e exposição de produtos cosméticos.
A Semana, que iniciou no dia 7 de abril, inclui ainda palestras, mesas-redondas, mutirão de atendimento judicial, ações voltadas à melhoria da gestão pública de saúde, com foco na resolução de conflitos e na humanização do atendimento. A programação foi desenvolvida com a participação de secretarias e órgãos das esferas federal, estadual e municipal.
A secretária da Sesis/TJAM, Ana Cyra, explicou que, no dia 9, quarta-feira, o atendimento foi no ambulatório do Fórum Lúcio Fontes. E na quinta-feira, dia 10, no setor médico do Fórum Henoch Reis. “Oferecemos os serviços de enfermagem para medir os sinais vitais, pressão, temperatura. A GEAP – empresa parceira da ação – trouxe o material para fazer bioimpedância, trouxe a nutricionista para falar sobre a parte de nutrição. Tivemos a parte de fisioterapia, com o fisioterapeuta do próprio Tribunal de Justiça. A ideia é oferecer esse momento de qualidade em saúde”, destacou a secretária.
A estagiária Ana Cristina, do setor de Estatística da Corregedoria Geral de Justiça participou desse tipo de evento pela primeira vez. “Achei muito bom. Principalmente porque tem a parte da fisioterapia. Como a gente trabalha na frente do computador, normalmente sentimos muitas dores e é bom ter esse atendimento”, disse.
Sandra Bezerra
Fotos: Chico Batata
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660