De acordo com Gamaliel, o monitoramento desses indicadores permite que a gestão federal, estadual e municipal, e os profissionais da Saúde, avaliem o acesso de qualidade dos serviços prestados. “Assim, podemos implementar medidas de aprimoramento das nossas ações; além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da Saúde para a população”, disse o prefeito, acrescentando que esses investimentos são monitorados a cada quadrimestre.

O Previne Brasil é um programa do Ministério da Saúde que reformula o financiamento da atenção básica. O repasse é feito mensalmente ao município conforme seu desempenho, com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes.

“Alcançar essa posição é muito importante para Tapauá, pois revela a qualidade e o comprometimento do serviço realizado no município, ainda mais em um período de pandemia. Isso também é revertido em financiamento para a atenção primária no SUS (Sistema Único de Saúde) e quem se beneficia é a população”, concluiu o prefeito.

+++++++