Notícias

Tapauá é o município que mais investe na Atenção Básica no Amazonas, aponta estudo

O Previne Brasil é um programa do Governo Federal que avalia o financiamento e resultado dos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS). O programa define o financiamento da Atenção Básica que o município receberá do Ministério da Saúde

A prefeitura municipal de Tapauá (AM), localizado a 565 quilômetros da capital, foi informada ainda durante o fim de semana que saiu a nota referente ao 1º quadrimestre do ano, em relação ao Previne Brasil. De acordo com os dados o município cresceu nos indicadores e confirma que Tapauá está em 1º lugar que mais investe na saúde pública do Estado, diz o estudo.

De acordo com o Previne Brasil, um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde. Os critérios avaliados são: cadastro de pessoas, indicadores de saúde e credenciamentos dos programas e ações estratégicas como, por exemplo, a Saúde Bucal e Saúde na Hora.

“A secretaria municipal de saúde e toda sua equipe tem feito uma excelente gestão no atendimento às pessoas que procuram por nossos serviços. Tapauá se orgulha de ter alcançado o 1º lugar sendo a cidade que mais investe na saúde pública e na cobertura vacinal alcançamos o índice de 100%. Isso é resultado de um trabalho feito com empenho, dedicação e amor pela nossa gente”, disse o prefeito Gamaliel Andrade (PSC).

A pequena cidade de Tapauá(AM), conhecida como “Princesinha do Purus” dá lição de como investir na gestão da saúde e comemora o 1º lugar em ranking nacional do Ministério da Saúde

A proposta do Previne Brasil tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

“Nos primeiros quatro meses que tivemos para trabalhar e melhorar esses indicadores aqui em Tapauá, conseguimos melhorar significativamente. Saímos de uma nota baixa para a mais alta, mesmo com pouco tempo que tivemos para trabalhar. Temos a saúde como pilar fundamental em nossa administração e estamos só no começo. O melhor ainda está por vir”, frisou o prefeito.

 

*******