Uma comitiva da Suframa visitou nesta quarta-feira (30) a fábrica da Flex Industries no Polo Industrial de Manaus (PIM). A empresa, fundada em 1988, tem origem local e atua principalmente no setor Eletroeletrônico, com a montagem de placas de circuitos impressos e produtos eletroeletrônicos, bem como produtos destinados ao segmento de Áudio e Vídeo.
Representaram a Suframa na ação o superintendente Bosco Saraiva, o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, o superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho, e o servidor da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, administrador Adamilton Mourão. A comitiva da Autarquia foi recebida pelos diretores gerais e sócios da empresa, José Renato Alves e Paulo Oliveira, e pelos assessores da Diretoria, Thiago Alves e Paulo Oliveira Júnior.
A Flex está instalada em um terreno de 60 mil metros quadrados – sendo 20 mil metros quadrados de área construída – e conta com aproximadamente 1.900 funcionários efetivos, que atuam normalmente em três turnos, mas que, por conta da estiagem, têm atuado apenas em dois turnos mais recentemente.
A visita foi iniciada pelo laboratório da fábrica, onde ocorrem análises de solda e a consequente aplicação em placas e equipamentos. Na sequência, a comitiva da Suframa conheceu a área do SMD, onde é realizada a montagem automática de componentes. Também foram visitados o setor de inserção manual e a área de finalização do produto, que inclui a montagem, soldagem, parte de testes e embalagem.
Ao final, a comitiva também conheceu a Flex 2, segundo unidade da planta, onde ocorre a fabricação de fontes conversoras (carregadores) que serão utilizadas em produtos eletroeletrônicos.
Boas práticas
Além de mencionar parcerias tecnológicas com instituições de destaque na região amazônica e resultados que fizeram da Flex uma das maiores fabricantes do País, os diretores da empresa também aproveitaram a ocasião para relatar compromissos com práticas sustentáveis, que incluem o tratamento de água e emissões controladas.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, agradeceu a recepção e disse que a visita alcançou plenamente o objetivo de reforçar os conhecimentos da Alta Gestão da Autarquia sobre uma empresa de destaque do PIM. “Pode-se ver que foi empreendido um esforço grande de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a melhoria da qualidade dos produtos fabricados e que isso possibilitou alcançar padrões de excelência. Ficamos satisfeitos de ver que a Flex continua realizando novos investimentos e gerando uma quantidade bastante significativa de empregos na nossa região. Estamos à disposição para colaborar com o contínuo crescimento da empresa”, disse Saraiva.