A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, participou na manhã desta quinta-feira (2), no edifício do Ministério da Fazenda, em Brasília, da Reunião da Comissão Gestora do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) e Dirigentes dos Órgãos Intervenientes no Comércio Exterior. A reunião teve como objetivo principal apresentar o estágio atual do Programa Portal Único de Comércio Exterior, bem como revalidar os resultados esperados e os próximos passos a serem dados, tendo em vista, principalmente, a necessidade de reforçar o engajamento dos órgãos atuantes nesta área.
A abertura do evento contou com a participação de dirigentes do Ministério da Fazenda, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Casa Civil da Presidência da República. A superintendente esteve acompanhada na ocasião pelo superintendente adjunto de Projetos, em exercício, José Lopo, pela coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, Ana Maria Souza, e pelo coordenador geral de Representação Institucional da autarquia em Brasília, Marlênio Ferreira.
Durante a reunião, além das explanações sobre o Programa Portal Único de Comércio Exterior, foram apresentados também os estágios de implementação dos projetos “Nova Exportação” e “Nova Importação”, ambos operacionalizados pela Receita Federal do Brasil, e as próximas ações a serem desempenhadas pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), órgão específico singular do MDIC.
De acordo com a superintendente Rebecca Garcia, a participação na SUFRAMA no evento foi de grande importância, uma vez que foram repassadas orientações atualizadas sobre procedimentos e atividades relacionadas aos órgãos brasileiros intervenientes no comércio exterior. “Percebemos que há uma preocupação crescente com a simplificação de procedimentos e a implementação centralizada de normas, obrigações e controles relativos às operações de comércio exterior por meio do Portal Único Siscomex. Isso é positivo e vai ao encontro do que a SUFRAMA tem buscado, que é a desburocratização e a simplificação de procedimentos com vistas a ser cada vez mais eficiente e produtiva no atendimento e na prestação de seus serviços”, ressaltou Rebecca.