O detalhamento dos benefícios fiscais administrados pela SUFRAMA em toda sua área de abrangência marcou o segundo e último dia de atividades do “SUFRAMA nos Municípios” em Autazes (AM), onde o projeto piloto de interiorização de desenvolvimento está sendo realizado de forma pioneira.
Nesta terça-feira (26), na sede da Grande Loja Maçônica do Amazonas em Autazes, técnicos da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), da Coordenação de Cadastro (Cocad) e da Coordenação de Análise Documental (Codoc) da autarquia proferiram palestras para dezenas de empresários e potenciais investidores do município explicando como eles podem utilizar os incentivos tributários em benefício de seus negócios e os procedimentos necessários para se cadastrar na SUFRAMA.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo superintendente Appio Tolentino; pelo prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante; pelo prefeito de Manaquiri, Jair Souto; pela vereadora Diana Guedes; pelo representante da classe empresarial de Autazes, Oscar Soares; e pelo gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Autazes, Maurício Roger.
“Com um simples cadastro na SUFRAMA, uma empresa tem acesso a várias isenções e abatimentos de impostos que ela pode usar para modernizar maquinário, reduzir seu custo, aumentar seu capital de giro e se tornar mais competitiva”, detalhou o superintendente Appio Tolentino, que lidera a comitiva da autarquia no município.
Atualmente, Autazes tem apenas uma empresa com cadastro válido na SUFRAMA. A convite do prefeito Jair Souto, a próxima edição do “SUFRAMA nos Municípios” ocorrerá em Manaquiri, em data a ser confirmada.
Solene
O projeto “SUFRAMA nos Municípios” foi lançado oficialmente em sessão solene ocorrida na noite de segunda-feira, na sede da Câmara Municipal de Autazes.
O prefeito da cidade, Andreson Cavalcante, afirmou que considerava ser uma honra para Autazes ter sido escolhida para inaugurar o projeto e elogiou a iniciativa da autarquia de se reaproximar dos municípios do interior, priorizando projetos de diversificação da economia.
O presidente da Câmara, Emilson Sales, destacou que esta era a primeira vez em que um superintendente da SUFRAMA visitava a cidade em caráter oficial. Outros vereadores também discursaram cumprimentando a autarquia pela iniciativa e manifestaram o desejo de que a parceria com a SUFRAMA possa ajudar Autazes a atrair empresas para explorar as jazidas de potássio localizadas no solo do município e também a utilizar o minério na fabricação de fertilizantes.
O superintendente Appio Tolentino ressaltou que a criação de projetos como o “SUFRAMA nos Municípios” foi idealizada pela autarquia em consequência da crise econômica, que demonstrou o quanto era perigoso para a região a extrema dependência do desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM).