Sindicato dos Jornalistas AM lança Campanha Salarial 2024 e assume compromisso na valorização dos jornalistas
O compromisso ocorreu na solenidade de Posse da nova diretoria para gestão 2024-2026, realizada na quarta-feira, 31/1, no Salão Solimões com a presença da presidente da Fenaj e autoridades locais convidadas
Com a presença da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (Sinjor-AM) tomou posse na quarta-feira, 31/1, para gestão do órgão no triênio 2024-2026 com o compromisso de valorizar o jornalismo e os jornalistas. Os jornalistas Wilson Reis e Paula Litaiff são o presidente e a vice-presidente, respectivamente.
A cerimônia aconteceu no Salão Rio Solimões (anexo do antigo Palácio Rio Negro), no Centro de Manaus, e contou com a presença de representantes de instituições, entidades sindicais e conselhos de classe, entre eles, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), advogado Jean Cleuter.
Na abertura dos discursos, a jornalista Paula Litaiff falou sobre a crise de identidade no jornalismo, o combate às fake news e a importância da obrigatoriedade do diploma para atuar legal e regularmente na profissão.
“A informação e a notícia precisam ser veiculadas com responsabilidade e isso passa pela valorização do profissional em jornalismo. Passamos quatro anos estudando, nós também temos teorias e técnicas na faculdade e diante disso, não é justo essa precarização e subordinação da profissão do jornalista. Nós precisamos ressignificar a nossa profissão e resgatar a nossa identidade enquanto jornalista”, destacou a vice-presidente do Sinjor-AM.
Litaiff concluiu afirmando que o sindicato vai atuar buscando parcerias com empresas e veículos de comunicação, afim de que estas contratem cada vez mais jornalistas; na realização de projetos e modelos econômicos para apoiar empreendedores na área; na implantação de uma Ouvidoria para os profissionais; além de disponibilizar apoio a jornalistas que sofreram assédio moral e buscam ajuda jurídica e de recuperação de sua saúde mental.
O presidente do Sinjor-AM, Wilson Reis, destacou que a história do jornalismo no Brasil é ainda a história da democracia e da liberdade de imprensa. Para Reis, como a categoria sofreu inúmeros ataques e a tentativa de descredibilização nas últimas décadas, é preciso valorizar o profissional e resgatar a força do jornalismo.
“Nós devemos continuar buscando a qualidade, a produção com ética, mas sem esquecer que nós tivemos e vamos continuar tendo um papel importante nesse país, do ponto de vista político, na defesa dos valores democráticos e da nossa Constituição cidadã”, salientou Wilson Reis.
Espírito de luta
Na solenidade, que teve como cerimonialista a jornalista e advogada Liliane Araújo, as autoridades presentes saudaram e parabenizaram a nova diretoria. A presidente da Fenaj, Samira de Castro, frisou a representatividade do sindicato amazonense ter mulheres em cargo de gestão na entidade e pontuou o momento de reconstrução da profissão.
“É nesse cenário de reconstrução das bases sociais e democráticas que nós jornalistas precisamos defender a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão e os nossos direitos. E isso se faz com a participação de cada um de vocês. Desejo uma gestão profícua, de conquistas e realizações, e uma classe unida em prol do jornalista brasileiro e, sobretudo, da democracia”, pontuou Samira de Castro.
O advogado Jean Cleuter Mendonça, presidente da OAB-AM, também comentou sobre o combate a fake news e a importância do jornalismo profissional. O representante da seccional amazonense também destacou o desafio da comunicação contemporânea, como utilizar a favor da sociedade a Inteligência Artificial (IA).
“A responsabilidade que o jornalista enfrenta no dia a dia é muito grande, porque eu tenho certeza que todos que estão aqui têm o objetivo de dar a informação correta, séria e com responsabilidade. Por isso, fiz questão de vir [à cerimônia de posse] em nome da OAB, dos 19.128 advogados e advogadas, prestigiar os jornalistas e as jornalistas do Amazonas. A profissão de vocês é muito desafiadora e eu queria colocar a Ordem dos Advogados do Brasil de prontidão para os debates”, salientou Cleuter
Campanha Salarial
Durante o evento, a nova diretoria do Sinjor-AM promoveu o lançamento da “Campanha Salarial Nacional Unificada das e dos Jornalistas” e prestou uma homenagem em comemoração aos 65 anos da entidade. Ao final, uma apresentação especial dois bois bumbás Garantido e Caprichoso marcou a noite de festa.
Confira os nomes da chapa empossada para gestão 2024-2026:
Diretoria
Presidente: Wilson Carlos Braga Reis
Vice-presidente: Maria Paula Litaiff Gonçalves
Secretário-geral: Jonas Santos de Souza
Secretária executiva: Natasha de Araújo Souza Vilaça
Tesoureiro: André Nogueira Moreira
Vice-tesoureiro: David Carlos de Almeida
Suplentes da Diretoria Executiva:
Suzy Leide Souza de Figueiredo
Ana Luíza do Rosário Pastana
Sebastião Saulo Borges dos Santos
Francisco de Jesus Batista Cabral
Hudson da Silva Lima
Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira
Secretarias:
Secretaria de Formação e Política Sindical
Titular: Marcelo Guerra
Suplente: Carlysson Bastos Sena
Secretaria de Imprensa e Divulgação
Titular: Bruno Alfaia Pacheco
Suplente: Gabriel de Abreu Lima
Secretaria de Promoções/Eventos
Titular: Wagner Alan dos Santos Moreira
Suplente: Yghor Sttephano Peçanha Palhano de Assis
Secretaria de Patrimônio e Informática
Titular: Antonio Soares Lima
Suplente: Roberto de Sá Peixoto
Secretaria de Estudos Socioeconômicos
Titular: Audrey Luzia Bruno Bezerra
Suplente: Lucas dos Santos Teixeira
Secretaria de Mobilização e Organização
Titular: Anderson Cleuber de Souza
Suplente: Edvanildo da Cunha Lobo
Conselho Fiscal:
Titular: Gabriel Costa Andrade
Suplente: Audimar de Souza Arruda
Titular: Veleide da Silva Aurélio
Suplente: Élcio Emílio dos Santos Farias
Titular: Anwar Assi
Suplente: Sérgio Barbosa Fonseca
Representantes junto à Fenaj:
Titular: Antonio Paulo da Silva Santos
Suplente: Aldísio Gomes Filgueiras
Titular: Ananias Gomes de Souza
Suplente: Mônica Elizabeth Santaella da Fonseca
+++++++