Notícias

Sidney Leite solicita Luz para Todos no Amazonas

O Programa Luz para Todos é um conjunto de medidas públicas do Brasil, que visa levar eletrificação à áreas remotas e com tarifas subsidiadas pelo Governo Federal, governos estaduais e distribuidoras. Criado pela decreto 4873/2003, é uma reformulação do Programa Luz no Campo

O deputado federal Sidney Leite reuniu-se ontem, 27, com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para tratar sobre o programa Luz para Todos. Durante a reunião, o parlamentar destacou a necessidade do programa ser implantado nas regiões do estado.

“Temos milhares de amazônidas que não tem acesso à energia elétrica. É de extrema necessidade que o programa seja implantado em nosso estado. Precisamos discutir formas de garantir a universalização da energia elétrica na Amazônia e assim encurtar isolamentos e fomentar o desenvolvimento na região”, afirmou o parlamentar.

O ministro destacou que tal ação será prioridade para o governo: “Daremos atenção especial ao assunto, que consideramos de fundamental importância. Inclusive já temos orçamento aprovado para investir no fornecimento de energia à comunidades do Amazonas através do programa Mais Luz para a Amazônia”, ressaltou Bento Albuquerque.

História do Programa

O programa Luz Para Todos foi criado em 2003 e tem como objetivo promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, acabando com a exclusão elétrica no país, através da extensões de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares.

Paralelo ao programa Luz para todos, temos o programa *Mais Luz para a Amazônia* (MLA), que foi criado no ano passado, com o objetivo de promover o acesso à energia elétrica para a população brasileira localizada nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal, visando o desenvolvimento social e econômico destas comunidades.

A primeira fase do Mais Luz para a Amazônia está prevista para ser concluída até dezembro de 2022, por meio dos programas Eletrificacao Rural e Mais Luz para a Amazônia (MLA), em parceria com a concessionária local Equatorial Para Distribuidora de Energia SA.

Tema será discutido na Câmara
Sidney Leite apresentou um requerimento na Comissão de Minas e Energia, que foi aprovado nesta terça-feira (27/04), solicitando uma audiência pública para debater sobre o programa Luz para Todos. O objetivo é discutir formas de garantir a universalização da energia elétrica na Amazônia e assim encurtar isolamentos, bem fomentar o desenvolvimento sustentável na região.

*******