O deputado federal Sidney Leite (PSD/AM) reuniu nesta terça-feira (25/04) em Brasília com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula que anunciou o lançamento do programa Pescador Legal, que acontecerá em maio no Amazonas e ajudará os pescadores de todo país no processo de recadastramento.

De acordo com dados do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), no Brasil existem mais de 1 milhão de pescadores artesanais credenciados e desde setembro de 2022 o processo de recadastramento desses profissionais estava aberto, tendo sido prorrogado em 2023.

“No próximo dia 26 de maio, esta data já está basicamente fechada, nós estaremos no Amazonas para lançar o programa Pescador Legal. O ministério vai para a ponta para ajudar os pescadores no seu cadastro e recadastramento, naquilo que hoje talvez seja o maio óbice que eles enfrentem”,  conta de Paula.

O programa além do acesso ao recadastramento, vai permitir também a solicitação do seguro defeso, e outras atividades que beneficiam a classe dos pescadores. Para Sidney Leite, essa é uma boa notícia para o Brasil.

“Eu quero agradecer ao ministro porque esse compromisso sem dúvidas vai resolver um grande gargalo dos pescadores do Amazonas, da pesca artesanal e do Brasil. E é claro que o Amazonas vai lhe receber com muito carinho porque a comunidade da pesca lá é grande”, afirma.

Assista ao vídeo

+++++++