O deputado federal Sidney Leite (PSD), reuniu nesta quarta-feira 01/03 com o secretário especial da Reforma Tributária Bernard Appy e defendeu a Zona Franca como modelo consolidado de desenvolvimento regional. Também participaram da reunião os deputados Adail Pinheiro Filho e Saullo Viana.
A Reforma Tributária é sem dúvida um dos assuntos mais comentados no momento em todo país e cada estado defende melhores condições. No Amazonas, os deputados que compõem o Grupo de Trabalho da Reforma também buscam alternativas que deem melhores condições para o país, mas sem retirar a competitividade da Zona Franca que hoje emprega de forma direta mais de 100 mil pessoas.
Sidney Leite também é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal destaca o sucesso do modelo com os valores arrecadados em 2022.
“Só no ano passado foram mais de R$ 174 bilhões de reais que o nosso Polo Industrial gerou para o país, não tem como chamar um modelo desse de fracasso”, disse.
As vantagens comparativas hoje, mantém mais de 460 empresas no parque que reúne grandes indústrias globais como Moto Honda e Samsung .
“Tratamos de diversos assuntos mas é claro que a Zona Franca foi o principal assunto. Tanto no que diz respeito às vantagens comparativas quanto da receita e tributos gerados para o poder público, garantindo o funcionamento da máquina pública”, afirma Leite.
Ao final da reunião, ficou acordado que uma proposta será construída a quatro mãos: Governo do Estado, Setor Produtivo e a bancada, para ser apresentada e debatida no modelo final da reforma.
+++++++