Notícias

SC Johnson, Fiocruz e Fundação Amazônia Sustentável lançam projetos em Manaus sobre doenças transmitidas por mosquitos – FAS

SC Johnson, Fiocruz e Fundação Amazônia Sustentável lançam projetos em Manaus sobre doenças transmitidas por mosquitos

No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate à Dengue, o Museu da Vida da Fiocruz apresenta a exposição inédita Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses? no Bosque da Ciência, em Manaus (AM). A partir de 27 de novembro, o público poderá explorar o complexo universo dos dois mosquitos – transmissores de doenças como dengue e malária – por meio de recursos tecnológicos e visuais. A atração, que tem patrocínio da SC Johnson, fabricante global de marcas de consumo doméstico, tem entrada gratuita e classificação livre.

Com o objetivo de dialogar com a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate aos mosquitos Aedes aegypti – transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya – e Anopheles, disseminador da malária, a mostra conta com instalações com lupa, microscópio e óculos de realidade virtual. A diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, pesquisadora especialista em malária, considera de extrema importância a vinda da exposição a Manaus.

“A Fiocruz possui ações estratégicas de promoção à popularização da ciência que abrigam atividades como como mostras e exposições que proporcionam a divulgação de resultados de iniciativas científicas desenvolvidas pela instituição.  A exposição sobre o Aedes e o Anopheles vem com uma força muito grande no sentido de popularizar a ciência e informar à população da região amazônica sobre doenças de grande relevância para as comunidades. O patrocínio e apoio da SC Johnson são fundamentais para essa empreitada”.

Chefe do Museu da Vida Fiocruz, Ana Carolina Gonzalez ressalta a importância das exposições itinerantes. “O museu, como uma das mais importantes iniciativas da Fiocruz na área de divulgação e popularização da ciência, tem o compromisso de fortalecer a ampliar o diálogo entre ciência e sociedade. Nossas atividades de itinerância demonstram a expertise do museu em chegar aos mais diversos territórios, alinhando-se ao papel estratégico desempenhado pela Fiocruz em perspectiva nacional”, diz Ana Carolina.

A exposição marca o segundo ano de parceria entre o Museu da Vida da Fiocruz e a SC Johnson, após o patrocínio da “Aedes: Que Mosquito É Esse”, que está em cartaz até janeiro no Castelo da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Educação e prevenção

A SC Johnson também dará início à campanha “Adeus Mosquito”. O programa teve início na Argentina em 2016, como resposta a um grave surto de dengue, e se expandiu para outros países da América Latina, como México, Peru e, agora, Brasil. Mais de dois milhões de famílias já foram impactadas em toda a região, e o programa contou também com a doação de mais de 1 milhão de repelentes.

Idealizada e coordenada pela organização argentina Edupas, a campanha faz a formação de multiplicadores – profissionais da educação, da saúde e lideranças comunitárias –, que levam à população informações importantes sobre doenças transmitidas por mosquitos com o objetivo de não apenas educar, mas também fortalecer as medidas preventivas e proteger a saúde das comunidades. Em Manaus, o “Adeus Mosquito” será implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), terá patrocínio da SC Johnson e atenderá, inicialmente, mais de 30 mil famílias nas comunidades do entorno da capital amazonense.

“Como um dos principais fabricantes mundiais de repelentes de insetos e produtos para controle de pragas domésticas, a SC Johnson está comprometida em proteger seus consumidores e suas famílias. Por isso, nos orgulhamos de poder levar educação e informações de qualidade sobre a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos para toda a população. Nossos parceiros – Fiocruz e FAS – nos dão a oportunidade de atuar em Manaus, onde temos uma fábrica há 17 anos. Assim, poderemos dar continuidade ao sucesso da exposição que está em cartaz no Rio de Janeiro e introduzir no país um programa consistente e com resultados muito positivos. Trabalhar para um mundo melhor tem sido o compromisso da SC Johnson por cinco gerações e é o que impulsiona nossas contribuições”, afirma Tatiana Ganem, Gerente Geral da SC Johnson Brasil.

“Na FAS, temos a premissa de que queremos que a nossa tecnologia seja utilizada para ampliar e potencializar ações que gerem impactos, seja na área da saúde ou na educação. Nessa campanha, olhamos pelo viés da saúde, mas também temos uma ação de educação que é o processo de transformar a campanha em uma linguagem de fácil acesso a todos. A SC Jonhson tem uma fábrica em Manaus, e eu acho muito importante que empresas tenham esse olhar para o nosso território e se envolvam nas questões socioambientais. Ficamos muito felizes em termos sidos procurados para colaborar com essa campanha. Onde houver ações para melhorar as condições socioambientais das populações tradicionais, seja na área urbana ou rural, vamos sempre colaborar”, comenta Valcléia Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades na FAS.

Saiba mais sobre a exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?”

Composta por painéis e elementos interativos, a exposição que chega a Manaus está dividida em módulos temáticos, entre os quais “Desvendando o Aedes”, “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya”, “Febre Amarela”, “Conhecendo os vírus” e “Pesquisa em busca de soluções e controle – esforço conjunto”.  Há ainda uma seção chamada “Desvendando o Anopheles”, que traz informações sobre a malária e o mosquito transmissor da doença. Além disso, há um jogo da memória, que reforça a importância de se manter protegido dos mosquitos, e um quiz sobre as diferenças entre a dengue e a malária, que reforçam os aprendizados da exposição.

A mostra é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, realizada em parceria com a Fiocruz Amazônia, com gestão cultural da Associação de Amigos do Museu da Vida Fiocruz e patrocínio da SC Johnson. A mostra tem a curadoria de Waldir Ribeiro, Luis Carlos Victorino, Fernanda Gondra e Miguel Oliveira, e conta com a colaboração do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, coordenado por Fabíola Mayrink, e sua equipe de produção: Milena Monteiro, Fernando Donan e Geraldo Casadei.

Serviço:

Exposição “Aedes e Anopheles: Que mosquitos são esses?”
Período: De 27 de novembro de 2024 até 26 de novembro de 2025
Horários de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 17h)
Local: Bosque da Ciência – Av. Bem-Te-VI, s/n – Petrópolis, Manaus (AM)
Classificação livre
Entrada gratuita mediante agendamento pelo site do Bosque da Ciência.

 

Sobre a SC Johnson 

Fundada em 1886 e sediada em Racine, Wisconsin – EUA, a SC Johnson acredita que um mundo mais sustentável, saudável e transparente que inspire pessoas e crie oportunidades não é apenas possível – é nossa responsabilidade.

Uma herança de inovação e decisões ousadas e transparentes é o motivo pelo qual nossos produtos de alta qualidade e marcas icônicas – incluindo OFF!® Raid®, Glade®, Windex®, Scrubbing Bubbles®, Ziploc®, Mrs. Meyers Clean Day®, method®, Autan®, Baygon®, Mr Músculo®, Pato®, Lysoform® e muito mais – estão em residências, escolas e empresas em praticamente todos os países do mundo.

Como uma empresa global e orientada por propósitos, estamos comprometidos em tornar o mundo um lugar melhor hoje e para as gerações futuras. Isso significa trazer incansavelmente nossa experiência em ciência, inovação e parcerias para lidar com algumas das questões ambientais e de saúde mais prementes do mundo, como reduzir o desperdício de plástico e erradicar a malária. Em todo o mundo, usamos nossos recursos para desbloquear maiores oportunidades econômicas e educacionais para pessoas e comunidades onde o acesso pode ser limitado, mas a curiosidade e o potencial são ilimitados.

Veja como a SC Johnson é uma Empresa de Família Trabalhando Por Um Mundo Melhor visitando scjohnson.com ou juntando-se a nós no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e TikTok.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

 

Texto: Edelman Brasil

Créditos de imagem: Ribamar Xavier


você pode gostar também