Notícias

Saullo Vianna intervém para auxiliar pescadores no Amazonas não contemplados por auxílio federal

Ação do parlamentar visa garantir que 11 municípios amazonenses não contemplados na Medida Provisória recebam benefício destinado a pescadores afetados pela seca na região Norte

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou uma Medida Provisória destinando uma parcela única de R$ 2.640 a pescadores artesanais cadastrados em municípios que decretaram situação de emergência devido à seca na região Norte. Entretanto, no Amazonas, cerca de 11 municípios não foram contemplados por não terem suas situações de emergência reconhecidas pela Defesa Civil nacional.

Nesse cenário, o deputado federal Saullo Vianna (União-AM) já anunciou que tomou medidas imediatas para acionar a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Pesca e Aquicultura, garantindo que pelo menos outros 10 mil homens e mulheres que sobrevivem da pesca no Amazonas também sejam beneficiados por essa importante iniciativa do governo federal.

“Estamos fazendo o possível junto à Defesa Civil e ao Ministério da Pesca, que já foram acionados por nós, para que o máximo de municípios amazonenses sejam atendidos pela Medida Provisória. Não podemos permitir que nossos pescadores sejam prejudicados principalmente em um período tão difícil como o da grande estiagem que estamos enfrentando”, garantiu o parlamentar.

A estimativa é de sejam atendidos pescadores profissionais e artesanais de 94 municípios da região definida na MP. O pescador terá direito mesmo que seja titular de outros benefícios assistenciais ou previdenciários ou de outro benefício de qualquer natureza. O auxílio será pago em parcela única.

No Amazonas, 140 mil pescadores vivem diretamente da atividade pesqueira e cerca de 200 mil pessoas estão envolvidas no sistema produtivo da pesca e subprodutos — desde a captura, desembarque, transporte, industrialização, preparo, distribuição e comercialização do pescado –, de acordo com dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), atualizados pela Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFA).

+++++++

você pode gostar também