Notícias

Programa Zona Franca de Portas Abertas atendeu mais de mil visitantes em 2024 — Suframa

O programa Zona Franca de Portas Abertas, promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), concluiu o ano de 2024 com 1.003 participantes de 23 instituições/entidades de classe em 50 visitas monitoradas. No total, desde a implementação inicial do projeto, em 2022, o público visitante soma 1.539 pessoas. A iniciativa, que busca aproximar a sociedade das indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como portos e Institutos de Ciência e Tecnologia, foi instituída como programa oficial da Suframa em janeiro deste ano e tem como objetivo destacar os impactos socioeconômicos e ambientais do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

Em 2024, 13 empresas e institutos participaram do programa: BIC; BMW; Caloi; Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA); FPF Tech; Moto Honda; Midea-Carrier; Porto Chibatão; Samsung; Sídia; Super Terminais; Tutiplast; e Yamaha. As visitas monitoradas permitiram que os participantes conhecessem a história, os processos produtivos, a gestão e a cultura corporativa dessas organizações.

A técnica em Comunicação Social da Suframa, Rosângela Alanis, responsável pela coordenação do programa em 2024, destacou o alcance da iniciativa. “O programa foi muito bem-sucedido este ano e está havendo cada vez maior procura. Tivemos a participação de grupos diversificados, como estudantes do ensino médio/técnico ao superior, além de turistas nacionais e estrangeiros”, disse.

Como exemplo da participação de grupos de outras localidades, destacam-se os grupos do Instituto Rio Branco, da 2ª Convenção de Turismo da Associação Brasileira de Agentes de Viagem do Amazonas (2ª Conta-AM), do 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), e do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&D Design 2024). Esses eventos reuniram participantes de todas as regiões do país.

O programa também recebeu visitantes de instituições de ensino de vários estados, como São Paulo, Pernambuco, Pará e Roraima, e de outros países, como alunos franceses que participaram de um intercâmbio e visitaram a fábrica da BIC.

Além de fomentar o turismo técnico e científico em Manaus, a iniciativa visa despertar o interesse profissional entre jovens estudantes e ampliar o conhecimento da sociedade sobre o modelo ZFM e seus resultados positivos para a região e o Brasil.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou a importância do programa para o desenvolvimento regional e a projeção da ZFM. “O Zona Franca de Portas Abertas é uma oportunidade única para aproximar a sociedade das indústrias e instituições do PIM, mostrando de forma concreta os benefícios do modelo. Para 2025, esperamos consolidar ainda mais o programa como um pilar estratégico de divulgação e integração”, destacou.

As solicitações para visitas podem ser feitas por entidades públicas ou privadas, como instituições de ensino, agências de viagem e entidades de classe, mediante envio das informações necessárias à Suframa. Mais detalhes para agendamentos em 2025 estão disponíveis no site da Suframa: https://www.gov.br/suframa/pt-br/zfm/zf-de-portas-abertas.

você pode gostar também