Notícias

Presidente do TJAM participa de reunião com ministro Luís Roberto Barroso no “XV Consepre”

Presidente do TJAM participa de reunião com ministro Luís Roberto Barroso no “XV Consepre”

O encontro reuniu chefes das Cortes de Justiça de todo o País para o alinhamento das metas do Judiciário para este ano, além de debater estratégias para aprimorar a prestação jurisdicional.


O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, participou, na manhã desta quinta-feira (27/3), da reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, durante o segundo dia do “XV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (XV Consepre)”, em Florianópolis. O encontro reuniu chefes das Cortes de Justiça de todo o País para o alinhamento das metas do Judiciário para este ano, além de debater estratégias para aprimorar a prestação jurisdicional.

“Estar presente em um fórum dessa relevância é essencial para que possamos discutir temas estratégicos, compartilhar desafios e construir soluções conjuntas. As reuniões com os ministros permitem um diálogo direto sobre o aprimoramento da Justiça e o fortalecimento do nosso compromisso com a sociedade”, afirmou o desembargador.

De acordo com o portal do CNJ, Barroso destacou a importância do encontro. “É fundamental que os presidentes dos tribunais estejam reunidos para alinharmos as metas do Judiciário, equacionarmos nossos problemas e desenvolvermos a capacidade de prestar o melhor serviço possível à sociedade”, declarou.

Também participaram da reunião o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.

Metas do Judiciário para 2025

No final de 2024, foram definidas dez metas nacionais do Poder Judiciário para este ano, estabelecendo diretrize voltadas à melhoria da prestação jurisdicional. Em janeiro deste ano, o CNJ publicou um glossário detalhando as classes e assuntos processuais que serão considerados, além das metodologias de cálculo para aferição do desempenho dos tribunais.

Ainda conforme o portal do Conselho, entre as prioridades para este ano, destacam-se: o julgamento de processos relacionados ao direito ambiental; o fortalecimento da proteção aos direitos de comunidades indígenas e quilombolas; o combate à violência contra as mulheres; a proteção dos direitos da infância e juventude; e o incentivo à inovação no Poder Judiciário.

As metas foram aprovadas em conjunto com os tribunais para garantir maior efetividade nas decisões e aprimorar o acesso à Justiça.

O “XV Consepre” segue até o dia 29, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

 

 

Texto: Acyane do Valle / TJAM
Fotos: Chico Batata / TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 993160660

você pode gostar também