Notícias

Prefeitura de Tefé promove capacitação para profissionais de educação sobre combate ao Aedes Aegypt

Nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório da SEMEEC, a Prefeitura de Tefé por meio da Vigilância Epidemiológica, Setor de Gerência de Controle da Dengue, CEGEST, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, realiza um treinamento aos profissionais da educação da rede municipal de ensino, referente a mobilização, enfrentamento e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya (Aedes Aegypt).

O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), Assistência Social, Meio Ambiente, e parceria da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

A iniciativa dá continuidade às ações de mobilização, enfrentamento e combate ao Aedes Aegypt, que são realizadas pelos núcleos da saúde do município. Diversas atividades são realizadas, dentre elas, educação em saúde, panfletagem, visitas domiciliares, coleta de entulhos, e mutirões de saúde.

Como resultado do evento, a coordenação do evento orientará os professores para que realizem junto aos alunos atividades que promovam uma cadeia de transmissão de conhecimento para a conscientização em relação ao combate do Aedes Aegypt.

“Outro resultado será a realização de uma gincana educativa nas escolas municipais, visando a promoção de redações, cartazes, desenhos, e planejamento de combate ao mosquito, para que ao final da atividade possamos premiar os ganhadores e transformar esse trabalho em uma cartilha”, disse Larisha Moriz, coordenadora do CEGEST. A cartilha será aplicada ao longo da gestão como forma de educação em saúde dentro das escolas.

Para o secretário de educação, Marcus Lúcio, as promoções dessas iniciativas são essenciais para que se tenha uma administração de êxito. “Somos gratos ao prefeito Nicson Marreira pelo grande apoio a esses projetos. Temos o PSE (Programa Saúde na Escola), como exemplo de um dos nossos principais programas alinhados à saúde de Tefé. Vale lembrar que um povo educado é um povo saudável”, finalizou o secretário, durante o evento.

A expectativa é que a capacitação ocorra também em novembro deste ano.

+++++++

Texto e Revisão: Augusto Gomes | Rodrigo Martins | SEMCOM

você pode gostar também