O segundo mutirão de cirurgias eletivas realizou 199 cirurgias realizadas, entre cirurgia geral e oftalmológica. O cidadão Tapauense teve a oportunidade de realizar seu procedimento sem precisar se descolar para capital. Tapauá, distante 489 quilômetros da capital, é o município com maior número de cirurgias realizadas pela equipe no interior do Amazonas
A iniciativa do prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade, tem como objetivo principal eliminar a fila de espera existente para esse procedimento cirúrgico na cidade. “Nosso foco é de não apenas de minimizar a fila de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde como também de oferecer melhor qualidade de vida às pessoas de baixa renda”, disse o prefeito.
A Cirurgia Eletiva é aquela em que se consegue escolher a melhor data para realizar o procedimento cirúrgico. Geralmente é realizada após diversos exames feitos para obter as melhores condições de saúde de saúde do paciente.
“Através do empenho do prefeito Gamaliel Andrade foi possível atender pessoas que estavam esperando há mais de 5 anos pelo procedimento cirúrgico”, disse o médico, Dr. Lázaro Araújo, coordenador do mutirão.
O prefeito agradeceu o empenho e dedicação da equipe médica, enfermeiros e auxiliares que tem trabalhando intensivamente para sanar essa demanda da saúde em Tapauá.
O mutirão terminou ontem, 29, e, neste período, foram realizadas um total de 199 procedimentos cirúrgicos. Um novo mutirão já está sendo planejado, e desta vez serão realizadas cirurgias de tratamento de varizes.
Com objetivo de ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas, o prefeito informou que a prática desses mutirões acontecerão em diversas áreas.
Essas ações resolutivas refletem em um sistema de saúde mais eficiente e consequentemente, mais qualidade de vida à toda a população.
Assista ao vídeo do coordenador da equipe, Dr. Lázaro Araújo, abaixo
Foto e Vídeo: Divulgação
[/video]