Prefeitura de Fonte Boa através da secretaria municipal de saúde rejeita mutirão de cirurgias
Um fato lamentável para com a população fonteboense, a Secretaria Municipal de Saúde negou a realização de um Mutirão de Cirurgias Eletivas que aconteceria nos dias 14, 15 e 16 de dezembro no hospital do município.
Fomos procurados pela assessoria do Deputado Estadual Daniel Almeida através da senhora Ingrid, quer nos relatou o caso: “O Deputado Estadual Daniel Almeida vem realizando mutirões de atendimento médico e de cirurgias eletivas na capital e em cidades do interior do Amazonas através de seu gabinete e que no mês de dezembro iria contemplar os municípios de Lábrea, Tapauá e Fonte Boa.
O Deputado enviou ofícios para os diretores dos hospitais dos três municípios solicitando o espaço físico dos hospitais para a equipe médica realizar os procedimentos. Lábrea e Tapauá aceitaram de forma imediata. Já o município de Fonte Boa entrou em contato com o gabinete do deputado através do subsecretário de saúde Lindon Jhonson, insistentemente querendo informações sobre quem seria o médico cirurgião responsável pelo mutirão, a assessoria de Daniel Almeida informou que o mutirão seria coordenado e realizado pelo Dr. Lázaro Araújo, cirurgião renomado no Estado do Amazonas e com vasta experiência em realização desses mutirões.
Porém, após essa informação, o subsecretário encerrou o diálogo e para supresa do deputado, horas depois recebeu um ofício via e-mail da direção do hospital rejeitando o mutirão que iria beneficiar 50 pacientes que precisam de cirurgias no município.
Já estava tudo acertado para o Dr. Lázaro Araújo e sua equipe irem realizar essas cirurgias. E sem mais explicações, eles negaram a realização” relatou a assessora do deputado Daniel Almeida.
É sabido que toda a regulação do acesso aos leitos do Centro Cirúrgico é acertado diretamente com o diretores dos hospitais. A direção recebe a solicitação de determinada autarquia do governo ou dos profissionais da saúde que forem realizar essas cirurgias e nas tratativas deve disponibilizar o Centro Cirúrgico.
Esses mutirões de saúde já vem acontecendo em vários municípios e é coordenado pelo médico cirurgião Dr. Lázaro Araújo e sua equipe.
“Nós estamos muito tristes com essa recusa pois serão 50 cidadãos fonteboenses que ficaram sem realizar as devidas cirurgias””, explicou Dr. Lázaro Araújo.
A primeira providência é entender a razão pela qual a prefeitura municipal de Fonte Boa, através da Semsa local rejeitar o mutirão de cirúrgias e depois tomar as devidas providências.
A assessoria do deputado Daniel Almeida já se posicionou afirmando que irá entrar com uma representação no Ministério Público Estadual, produzir um vídeo de repúdio pelo ocorrido e também se pronunciará no plenário da Assembleia Legislativa do Estado.
“Cada cidadão tem o direito de representar no Fórum de Justiça do município uma denúncia crime pelas razões da recusa por parte do município. Os pacientes não devem desistir em exigir seus direitos”, relata a assessoria.
Este Portal tentou contato direto com o prefeito municipal Gilberto Ferreira, mais conhecido como “Biquinho”, através do número (92) 99442.xx97 e não obteve retorno. O espaço está aberto para esclarecimentos.
+++++++
Com informações da Ascomin/AM Valdenor Ramos