Quinze minutos que mudam a forma das pessoas verem a vida. É assim que podem ser resumidas as cirurgias de cataratas promovidas pela prefeitura de Alvarães(AM), distante 531 quilômetros de Manaus. Rápidas, elas não exigem internação e o procedimento é feito no centro cirúrgico do hospital São Joaquim onde os pacientes fazem exames pré-operatórios gratuitos e são acompanhados após a intervenção cirúrgica.
Segundo o jovem prefeito do município Lucenildo Macedo (PSC) a iniciativa busca agilizar atendimentos a pessoas que aguardavam por procedimento há mais de 10 anos. A rapidez do procedimento cirúrgico, que não dura nem 15 minutos, oferece uma recuperação rápida.
“O mutirão de cirurgias de catarata acompanha todos os pacientes na recuperação da visão. Ele também contribui para reorganizar a rede municipal. É um passo para conseguir atender a outras demandas cirúrgicas que estão com fila. As cirurgias de catarata são a nossa maior emergência, pois as pessoas que estavam na fila de espera corriam risco de perder completamente a visão. Desta forma oferecemos bem-estar à população e garantimos qualidade de vida a essas pessoas”, destacou o prefeito.
De acordo com a secretaria de saúde local qualquer morador de Alvarães que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever no projeto. O interessado ou familiar deve procurar a Secretaria de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato. Não é necessário ter encaminhamento oftalmológico, pois haverá avaliação médica antes do procedimento cirúrgico.
A doença
A catarata é uma doença dos olhos, que consiste na intransparência parcial ou total do cristalino. Pode ser ocasionada por diversos fatores, porém o envelhecimento é a causa mais recorrente da patologia, que é uma das principais causas de cegueira reversível no mundo. Deste modo, a resolução dos casos da doença é tipificada como uma demanda social relevante para saúde da população, por conta das mudanças que alteram a rotina diária dos cidadãos.
Para ter acesso à cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes são encaminhados para cirurgia de catarata após consulta com médico oftalmologista. A porta de entrada é a Atenção Básica que encaminha o paciente para especialista que faz diagnóstico e indica o procedimento. As solicitações de cirurgias são encaminhadas para a Central de Regulação Municipal e autorizada conforme protocolos de regulação.
Para Lucenildo Macedo o mutirão é um esforço da Prefeitura na busca por melhor qualidade de vida para a população. “Depois de anos estamos resolvendo uma demanda antiga da nossa população, principalmente das pessoas mais idosas. Temos certeza que estamos cuidando da melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade e ficamos muito felizes com esse mutirão de cirurgia”, disse.
+++++++