Prefeito de Eirunepé participa de reunião da bancada federal em Brasília para tratar da enchente no município
O prefeito de Eirunepé-Am, Raylan Barroso, está em Brasília, e se reuniu nesta terça-feira (9), com a bancada federal do Amazonas para tratar da situação emergencial que o município vive hoje por conta da enchente histórica e outras problemas.
Participaram da reunião o Senador Eduardo Braga, Senador Plinio Valério, Senador Omar, os deputados federais, Atília Lins, Delegado Pablo, Sidney Leite, Silas Câmara, Marcelo Ramos, o Coronel Alexandre Lucas, o Ministro do Desenvolvimento Regional – Rogério Marinho e ainda o vereador de Eirunepé Simar Monteiro.
O prefeito Raylan está pedindo apoio, para tentar amenizar o sofrimento das 4.700 mil famílias, equivale a quase 20 mil pessoas já afetadas pela maior enchente de todos os tempos.
Durante a reunião o prefeito mostrou em números e dados, a real situação calamitosa em que o município se encontra hoje, falou que a Prefeitura de Eirunepé, através de todas as secretarias municipais e coordenada pela Defesa Civil Municipal está dando suporte, através de cestas básicas, kits de higiene e limpeza, vigas, tábuas, gás de cozinha, transportando pessoas através de lanchas e canoas e ainda alocando famílias em escolas municipais, porém tudo isso não é suficiente, e se precisa da mão amiga dos governos estadual, federal, bem como de deputados e senadores.
A reunião foi de primordial importância e houve sinal de garantia de ajuda. Amanhã, quarta-feira (10), será publicado no diário oficial da União o decreto de emergência e logo depois o processo de ajuda financeira e humanitária será creditado para auxiliar as famílias afetas pela enchente. O prefeito ainda concedeu uma entrevista para o Jornal do Amazonas, na qual falou da situação dramática de Eirunepé.
O gestor municipal falou sobre a reunião. “Participei hoje a tarde de uma reunião com o Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho acompanhado do vereador Simar Monteiro, Senador Eduardo Braga, Deputados Federais Marcelo Ramos, Silas Câmara ,Delegado Pablo, Átila Lins e acompanharam por vídeo conferência os senadores Omar e Plinio Valério, e o Deputado Sidney leite que receberam a garantia do ministro que amanhã será publicado no diário oficial da união o nosso decreto emergencial e logo depois da publicação o município irá receber do Governo Federal uma ajuda financeira e humanitária e com isso diminuir pelo menos em parte o sofrimento de mais de 4.700 famílias atingidas pela maior enchente da história de nosso município. Quero também agradecer ao Secretário Nacional de Defesa Civil Coronel Alexandre Lucas e toda sua equipe pelo apoio e celeridade na aprovação do nosso plano de trabalho. E na oportunidade citei todos os municípios da calha do Juruá que estão passando pelo mesmo sofrimento. Obrigado a toda nossa Bancada federal pelo apoio”, disse o prefeito Raylan Barroso.
*******