Notícias

Parintins começa a receber equipamentos para instalação de leitos de UTI

Os equipamentos são adquiridos com recursos de antecipação de impostos

Uma parte de equipamentos dos dez leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) que serão instalados em Parintins começaram a chegar nesta quarta-feira, 03 de março. A chegada do material foi acompanhada pelo prefeito Bi Garcia (DEM), presidente da Câmara, Mateus Assayag (PL), secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, e vereadores no hospital Jofre Cohen.

A aquisição dos dez leitos de UTI (quatro neonatais e seis adultos) está sendo feita com recursos da antecipação de imposto sobre serviço (ISS), pagos pela Celeo Redes Brasil ao Município durante a execução das obras de ligação de Parintins ao sistema nacional de energia elétrica. O valor do imposto foi revertido em equipamentos para instalação de leitos de terapia intensiva. Todo o processo foi articulado pela Prefeitura em conjunto com a Câmara Municipal, Ministério Público e Defensoria Pública.

A previsão para a chegada dos materiais era para o mês de abril. Segundo o prefeito Bi Garcia, a Celeo antecipou o envio para dar celeridade na instalação dos leitos. “A Celeo determinou que esses equipamentos fossem entregues aqui em Parintins pelas transportadoras. Isso é bom, porque imaginei que teríamos que busca-los em São Paulo. Chegaram três respiradores e mais oito leitos de camas mecânicas”, explica Bi Garcia.

Para o funcionamento e manutenção dos leitos, a Prefeitura de Parintins e Câmara Municipal fortalecerão as articulações junto ao Governo do Estado e Governo Federal, responsáveis pela saúde de alta complexidade. “A conquista do prefeito Bi Garcia marca um novo tempo para o município e à população de Parintins que vai ter assistência técnicas de UTIs, para tratamentos de saúde que necessitem. Agora passamos para a segunda luta, que é a manutenção e operação com equipamentos, insumos, medicamentos e profissionais para manter as UTIs funcionando”, salienta.

Segundo cronograma repassado pela Celeo Redes Brasil, o restante dos equipamentos das UTIs chegarão ao município até o dia 19 de abril.

*******

você pode gostar também