PACOTE DE OBRAS: Prefeitura entrega obras de infraestrutura, pavimentação de ruas, drenagem, iluminação, estádio de futebol, triciclos motorizados, centro do idoso e implementos agrícolas
Ao todo foram gastos 17 milhões de reais divididos em obras importantes como 9 milhões na recuperação da Estrada Alvarães/Nogueira, 2,5 milhões de lanchas SOS, 3 milhões da UBS Fluvial, 500 mil em triciclos, 200 mil em motores rabeta, além de 1,8 milhões de reais na construção do Caiçarão
O prefeito do município de Alvarães (AM), distante 531 quilometros de Manaus, Lucenildo Macêdo, vai entregar a população nos próximos dias 28 e 29 de maio, uma série de obras e benefícios para a população alvaraense.
Ao longo dos últimos meses foram executadas obras de infraestrutura, macrodrenagem, drenagem, pavimentação, iluminação em led, que cria nova alternativa de mobilidade à população, além de praças reformadas e ruas concretadas. O investimento ultrapassa 17 milhões de reais de recursos oriundos de emendas e também de recursos próprios frutos da economia que o prefeito e enxugamento da máquina pública nos últimos meses.
Alvarães está em pleno festejos da tradicional festa do Divino Espirito Santo que ocorre anualmente neste período do mês de maio. Aproveitando a ocasião, o prefeito deverá entregar à população e alguns representantes de comunidades ribeirinhas vários implementos agrícolas como, roçadeiras, botes fluviais (40), tanques para caixa d`água, forno para farinha, motores rabeta, etc.
O prefeito informou que a UBS FLUVIAL, está em Manaus sendo preparada para ser entregue em definitivo para a população. “Em algumas semanas já iremos entregar à população este precioso equipamento que singrará os rios e as comunidade de Alvarães levando saúde e qualidade de vida para nossa gente”, disse o prefeito.
A UBS atualmente encontra-se em um estaleiro na cidade de Manaus em fase de acabamento na pintura e sinalização vertical e horizonte. “Somente após estes ajustes a UBS sobe para Alvarães”, disse Lucenildo,
Além de líderes comunitários contatados por nossa reportagem agradeceram ao prefeito os benefícios que serão entregues ao povo “É algo inédito, é um momento marcante da história do nosso povo. Um município com arrecadação baixa não tem como investir esse volume de recursos em áreas que são fundamentais para o nosso desenvolvimento”, disse Antônio Guimaraes, de 67 anos, morador da zona rural de Alvarães.
FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
O município comemora por dez dias a Festa do Divino Espírito Santo, e sempre recebe milhares de pessoas de todo Brasil. O Festejo do Divino foi festejado pela primeira vez pelo senhor Francisco Pôncio, em 1953 no igarapé do Miriti, afluente do lago de Alvarães. A Festa é um evento tradicional e bastante conhecido naquela região, por ter uma grande explosão de fogos de artifício, que duram quase 30 minutos. Mas, o que verdadeiramente emociona os espectadores, são as Barquinhas do Divino, que são pedaços de madeiras flutuantes com pequenos estilhaços de velas em chamas, rodeados com papel colorido. Que sobre as águas, dar a impressão de existe uma cidade submersa encima do lago de Alvarães.
Durante o festejo várias pessoas se deslocam de diversas localidades para participar dos atos de fé e religiosidade, no primeiro dia e realizada a alvorada organizada pela maior parte dos fieis, em seguida e servido o café da manhã acompanhado com pé-de-moleque e biscoitos, durante o período da tarde acontece a levantação do mastro do Divino, levando com ele a bandeira do Divino Espírito Santo e várias frutas típicas da região. Seguido de um delicioso tacacá, e durante a noite é realizado a novena e logo após o arraial.
O que se torna a festa inusitada e atraente é o ritual como ela é realizada. É realizada a alvorada e todas as programações do festejo na última noite de festa. Por volta das 18:00 acontece a procissão pelas ruas da cidade com término no lago de Alvarães. Seguido de salvas de fogos e um grande show pirotécnico.
Devotos da cidade e comunidades rurais além de visitantes participaram ativamente no dia 26/05 de umas das festas mais tradicionais da região. Além da celebração religiosa, shows com atrações nacionais e locais agitaram as milhares de pessoas que se aglomeraram em frente à praça principal próxima a prefeitura municipal, numa grande estrutura montada ao ar livre.
+++++++
Vídeo Promocional do Evento