Notícias

Na seleção brasileira tenta-se compensar a ruindade na bola com a falta de educação

Raphinha mostrou show de falta de educação ao responder pergunta sobre desempenho da seleção

Falta de bola, falta de noção e de vocabulário… É bem aceitável, natural até, que numa entrevista logo após a partida, ainda no calor dos acontecimentos, qualquer jogador derrapar ou falar alguma coisa que não deve.

Existem passagens folclóricas, entre as mais recentes, uma do Marinho, hoje no Fortaleza, quando atuava pelo Ceará, ao saber que estava fora do próximo jogo devido ao cartão: “Tô?… Que merda, hein? Não sabia”. Pegou na surpresa, na espontaneidade. Perfeitamente compreensível.

Agora, quando é forçado, não dá, fica mal, e foi esse o jeito que o marrento Raphinha encontrou para querer mascarar uma situação e responder às vaias recebidas após o empate do Brasil com o Uruguai, terça-feira, em Salvador. Num tom bem agressivo, veio com um “c…” e que a seleção jogou muito, que estava orgulhoso e que “vai ser difícil ganhar da gente”. Difícil onde, cara pálida?

Quer dizer, além de grosseiro, fez o tonto, achando que declarações tão bizarras como as suas têm o poder de mudar o que todo mundo viu, tanto aquele que estava na Fonte Nova ou pela televisão.

Nada, no entanto, que deva surpreender ninguém. Apenas nos conformar, porque lamentavelmente é o que temos hoje, em se tratando de seleção brasileira, dentro e fora do campo.

A bola ficou desse tamanhinho, mas a antipatia, vaidade e petulância jogam nas 11. Caso de repetir e se conformar: é o que temos.

Cair na real

Muita gente, inclusive da crítica especializada, fica dizendo que o problema da seleção brasileira é treinador. Existem até ameaços de campanhas para trazer alguém de fora.

Mas vamos cair na real. O problema está dentro de campo. Não temos mais ninguém capaz de fazer a diferença.

Casos de exceção

Entre os comentaristas esportivos, hoje em sua grande maioria ex-atletas, um pouco corporativistas ocasionalmente, é preciso também destacar os bons jornalistas que se dedicam ao ofício.

Entre Maurício Noriega, Lédio Carmona, Carlos Eduardo Lino e tantos outros, obrigatoriamente se inclui Carlos Eduardo Mansur, hoje um dos melhores analistas desse negócio chamado futebol. Estudioso e equilibrado.

E agora?

Você leu aqui há cerca de um mês: quando se falou aqui da disposição de Ronaldo Fenômeno em disputar a presidência da CBF, alguns não passaram o recibo.

Ontem, no leilão realizado em São Paulo, ele confirmou essa disposição.

Não sei por que

Só de Silvio Santos, entre os mais famosos, já tivemos José Rubens Chachá e Rodrigo Faro. Todos com seus jeitos e maneiras.

Agora, só porque o próximo SS será o Leandro Hassum, num novo filme, já tem alguns caindo de pau. Engraçado, né? É o “não vi e num gostei”.

(Leandro Hassum / Divulgação)

Onde isso?

Ontem, Adriane Galisteu pediu a palavra nas suas redes sociais para rebater críticas de que ela não gosta de um determinado participante de “A Fazenda”.

A Galisteu? Sério? Tem gente que não sei… E que não a conhece muito bem.

Homenagem

Bete Mendes, atualmente em “Garota do Momento”, será uma das homenageadas do “Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba”, dia 30, no Rio, e mais 30 cidades do Brasil e do mundo.

Criado em 2018 pela sambista Dorina, o evento sempre homenageia uma sambista viva e outras mulheres que se destacam regionalmente pelos seus feitos, seja na cultura, na política ou no social.

(Bete Mendes / Divulgação)

(Bete Mendes / Divulgação)

Só esclarecer – 1

Prova, provada: aqui se disse que o jornalismo, mais forte e eficaz, fez toda diferença para a Record superar o SBT na audiência. No entretenimento ou dramaturgia, até que pau a pau.

Não existe exagero em se afirmar isso, porque é uma situação que se estende até hoje.

Só esclarecer – 2

Sabe por que o SBT foi o último a anunciar a morte de Silvio Santos? Porque não tinha nenhum material preparado. E ninguém a postos para fazer.

Quem, naquela manhã de sábado, se encarregou disso, para a Anhanguera e apertar o play, foi o Leon Abravanel. Sobrinho. Diretor sim, mas sem nada a ver com o jornalismo.

Puxa o arquivo

Em seus memorandos na Globo, e eu tive a graça de receber e guardar uns tantos, o Boni sempre pediu atenção para os figurinos, principalmente no jornalismo, para nunca chamarem mais atenção que a notícia.

Parece que está havendo um descuido com isso. Dia desses, Daniela Lima, da GloboNews, chegou, chegando, com um amarelo, canarinho desbotado, de dilatar a pupila.

(Daniela Lima usa figurino todo amarelo / Reprodução: GloboNews)

(Daniela Lima usa figurino todo amarelo / Reprodução: GloboNews)

Revelações

Júlio Andrade concedeu entrevista ao “Persona”, do Atilio Bari e Chris Maksud, que a TV Cultura vai exibe neste domingo, às 21h.

Muitas histórias. Uma: no Rio, num dos primeiros trabalhos, ele tremia só de pensar em contracenar com Antônio Fagundes em “Carga Pesada”. Outra: tem aversão a sangue, chega até desmaiar, mas foi que foi em “Sob Pressão”.

(Atilio Bari, Júlio Andrade e Chris Maksud / Divulgação)

(Atilio Bari, Júlio Andrade e Chris Maksud / Divulgação)

Esperança

Ainda a propósito de Júlio Andrade, ele concorre ao Emmy Internacional de Melhor Ator.

E isto pelo seu trabalho na série “Betinho: No Fio da Navalha”, produção do Globoplay. Os vencedores serão conhecidos na próxima segunda-feira, em Nova York.

Amarração

Os clubes e entidades do futebol, além de venderem caro o produto para as TVs, se preocupam também com sua visibilidade. O Ibope mesmo!

Não por acaso, a Globo, durante a semana, coloca os jogos após sua principal novela e logo depois fecha com um resumão. No domingo, o destaque também é sempre muito grande. A Liga Forte União, nessa parceria com a Record para transmissão do Brasileirão, não espera nada menos que isso.

Poluição

Por favor, levanta a mão alguém capaz de captar o tanto de informações, juntas e misturadas, que a CNN Money põe na tela?

É impossível que algum mortal chegue a tanto. E se frisar a imagem, vai perder o que a moça está falando. Não tem como.

(CNN Money Times / Reprodução)

(CNN Money Times / Reprodução)

Ruído forte

A coluna até buscou, mas não conseguiu confirmações necessárias, porém já há quem jure, de pés juntos, que o “SBT News”, retirado recentemente da grade, deverá voltar em breve

O entrave maior, dizem, é que a sua equipe foi totalmente desmanchada.

Razão de ser

Ainda sobre esse possível retorno do “SBT News”, assegura-se que houve um erro de cálculo.

A sua saída provocou um estrago na audiência.

Com sérias consequências.

Bate – Desconto

  • Vladir Lemos, diretor de Esportes da TV Cultura e apresentador do “Cartão Verde”, lança seu primeiro livro infantil, A Lagoa do Sapo Engraçado, neste sábado, 15h, na Ria Livraria, da Vila Madalena.
  • José Roberto Maciel, que deixou o SBT, ainda não assumiu funções no canal Times Brasil.
  • A mensagem de fim de ano da Globo, em suas diferentes versões, vai mostrar artistas que todo mundo conhece…
  • … E outros que nem tanto. Consequência do novo modelo de contrato por obra.
  • Por que a Max/HBO resolveu reforçar o conceito de “novela” para “Beleza Fatal” e “Dona Beja”?…
  • … Isso também está relacionado ao desejo de brigar, futuramente, pelo Emmy Internacional.
  • Nota-se esta atenção da Globo na volta de “Tieta” à sua programação, movimentando inclusive os trabalhos de Betty Faria…
  • … Aguinaldo Silva não deixou por menos: “pois é, gente, tá todo mundo voltando. E se tem alguém que pode dizer isso… É Tieta e sou eu!”.
  • A partir de segunda-feira, o canal A&E exibe “Street Cops: São Paulo”, série produzida pela Omava LLC, sobre o dia a dia dos policiais responsáveis por proteger a cidade.

você pode gostar também