Notícias

Maués é destaque em Atenção Primária à Saúde

Dos 62 municípios que compõe o Estado do Amazonas, a cidade de Maués ficou na 10ª colocação, a frente de cidades ricas e grandes como Coari, Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo na avaliação dos indicadores do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde

O município de Maués (a 267 quilômetros de Manaus) com cerca de 62 mil habitantes, será premiado com uma fatia de recursos financeiros para custeio das ações e serviços de saúde, no âmbito da atenção primária. Esses recursos fazem parte do Previne Brasil, novo modelo de Incentivo Financeiro de Custeio, destinados aos municípios que alcançarem as metas dos indicadores do pagamento por desempenho do programa. Os recursos servirão para o custeio da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é ampliar o acesso e qualificar o atendimento nas unidades de saúde de cada município.

O Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. É um novo modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde – APS, que mudou algumas formas de repasse de recursos para os municípios brasileiros, passando a ser distribuídos com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho em indicadores de saúde e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem envolvimento dos gestores e dos profissionais. A avaliação dos indicadores de saúde revelou que Maués obteve a 10ª nota com pontuação de 8,73.

O prefeito Jr Leite e Franmartony Firmo estão imbuídos do mesmo propósito: fazer o melhor pela saúde do povo e Maués

O Secretário de Saúde Franmartony Firmo  enalteceu o trabalho dos profissionais da saúde envolvidos na Atenção Primária a Saúde. Desde o início da pandemia o município de Maués manteve as Unidades de Saúde da Família – UBS com atendimentos a população para todas as demandas de saúde, direcionando o atendimento das pessoas com sintomas da Covid-19 para o Centro de Triagem e mantendo todos as UBS em funcionamento com suas equipes. Um dos fatores que contribui para o bom resultado dos indicadores é a estrutura e suporte proporcionado pela Administração Municipal, com a realização de exames, consultas especializadas, fornecimento de medicamentos e materiais necessários para os atendimentos das unidades de saúde.

“O resultado alcançado deve-se também ao empenho de cada profissional e do comprometimento e trabalho colaborativo. Continuaremos trabalhando para ampliar e melhorar a qualidade dos atendimentos para alcançar a nota máxima e, garantir o repasse de recursos federais do Programa Previne Brasil para melhorar os serviços prestados à população pela saúde do município”, destacou o secretário Franmartony que também é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).

Para o prefeito Júnior Leite, que está em seu segundo mandato, a secretaria municipal de Saúde composta pelos seus servidores merece reconhecimento, pois, segundo ele, “conquistar a décima posição, em meio a tantas atribulações por conta da pandemia, no enche de orgulho”, disse.

“Enquanto gestor público deixo meu agradecimento e valorização a todos que se esforçaram para que os resultados fossem atingidos, fazendo do nosso município, destaque regional na área da saúde, num momento tão atípico como este”, finalizou o prefeito Júnior Leite.

+++++++

você pode gostar também