Notícias

Manicoré destaque no ‘Previne Brasil’ e conquista 1º lugar no Amazonas

“Ter alcançado essa posição evidencia o nosso esforço ao longo do ano e o nosso empenho em aprimorar as nossas condições de serviço à população. Agradeço a todos os profissionais pelo empenho e comprometimento com os nossos munícipes”, disse o prefeito Lúcio Flávio

A cidade de Manicoré, distante 332 quilômetros de Manaus, conquistou 1º lugar entre os 62 municípios do Amazonas no ranking de Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023. O resultado é referente ao último quadrimestre. Com 100,00 pontos alcançados nos itens avaliados de setembro a dezembro de 2023 o município foi considerado o melhor em Atenção Primária dos municípios amazonenses.

O Programa Previne Brasil foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia as cidades em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras. De acordo com a última publicação do Programa, Manicoré aparece em posição de destaque desde o início do mandato do atual prefeito Lúcio Flávio do Rosário. Manicoré tem variado sua posição entre os 5 municípios que mais atuam na Atenção Básica no Amazonas nos últimos 3 anos.

O Programa monitora sete indicadores de saúde, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

“Esse resultado é muito importante para o nosso município. Significa que estamos conseguindo colocar a Saúde desde o período pós-pandêmico e estamos muito contentes com o resultado alcançado. A evolução do município é fruto do trabalho intenso realizado pelas nossas equipes de saúde em busca de melhorias. Isso indica que estamos seguindo o caminho certo. O cuidado com nossos habitantes sempre foi e sempre será prioridade. Agradeço a todos os envolvidos nesta conquista”, destacou o prefeito Lúcio Flávio.

O prefeito destacou a importância dos profissionais que atuam diretamente nas unidades. “Para que esses indicadores sejam atingidos é fundamental que as informações sejam atualizadas constantemente e que as equipes estejam em sintonia com as metas do Programa. É necessário cadastrar, atualizar cadastros, lançar consultas, exames, atendimentos de puericultura, odontologia, vacinas, fazer relatórios diário”, esclarece.

Isso porque o Previne Brasil se baseia no banco de dados e processamento do Sisab – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. O envio dos dados é realizado através de sistemas de informações, principalmente pelo e-SUS. O sistema integrado em toda a rede de saúde de Manicoré permite que todo o histórico dos pacientes seja compartilhado e otimiza atualizações e as principais demandas.

O Previne estabelece pagamentos por desempenho em procedimentos específicos como, por exemplo, consultas pré-natais e cobertura citopatológica – o chamado preventivo, que é a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer de colo do útero, enquanto o PAB considerava os resultados de avaliação no Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica.

 

Clique e confira a classificação do Amazonas do Programa Previne Brasil:

Ranking_Previne_Brasil (1) (1)
você pode gostar também