Mais de 50 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza no município de Nhamundá, no Amazonas
Ação promovida pela UFAM e Prefeitura de Nhamundá com parceiros pretende soltar mais 150 mil filhotes até dezembro
Pelo segundo ano consecutivo, Nhamundá bate recorde na soltura de quelônios no baixo Amazonas. Em 2021 foram 40 mil filhotes devolvidos à natureza e, em 2022, esse número aumentou significativamente, sendo mais de 50 mil filhotes que voltaram ao seu habitat natural.
A ação faz parte do Projeto Manejo Sustentável de Quelônios, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), idealizado por voluntários da comunidade do Corocoró, zona rural de Nhamundá e visa garantir o aumento da população de reptéis na região.
A prefeita Marina Pandolfo reafirmou o compromisso com o projeto e com os comunitários da localidade. “Parabenizo a todos da comunidade, principalmente para aqueles que se dedicam dia-a-dia a estar lá, voluntariamente, pegando chuva e sol, mas felizmente isso mudou após a construção da base de apoio. Ficamos muito felizes em estar apoiando esse projeto, contem com nosso apoio. Nosso compromisso é trabalhar pelo povo”, ressalta.
Pela primeira vez, a soltura contou com a participação de deputados estaduais. Estiveram presentes os deputados Saullo Viana, Tony Medeiros e Cabo Maciel, além de vereadores e secretários municipais e da prefeita Marina Pandolfo e do vice-prefeito Neto Carvalho.
Na localidade, são os próprios comunitários, da associação Corocoró Ambiental, que realizam o monitoramento dos tabuleiros de quelônios, desde a implantação do projeto. Pedro de Sá Santarém, 62 anos, coordenador voluntário, comenta que apesar de ser um serviço trabalhoso, no fim é gratificante. “Mais um ano do projeto sendo finalizado com êxito e sucesso. Apesar dos problemas naturais, a grande cheia que afeta nossa região, ainda conseguimos uma grande quantidade de filhotes de quelônios que hoje estão sendo devolvidos à natureza. Esperando que ano que vem, esse número só aumente”, finaliza.
De acordo com o idealizador do projeto ‘Pé de Pincha’, Professor Dr. Paulo Andrade, o Amazonas é o maior criador de quelônios do Brasil. Desde a criação, mais de 3 milhões já foram devolvidos à natureza. Nhamundá é o município que mais soltou/devolveu filhotes a natureza nos últimos anos no Estado. A soltura dos animais é a última fase do processo e um momento histórico para os voluntários.
+++++++
Ascom/PMN