Livro reúne memórias e histórias contadas por servidores para comemorar o aniversário do Instituto — Ibama
Brasília (12/12/2024) – Nessa última quarta-feira (11), o auditório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi palco de um evento especial: o lançamento do livro Causos do Ibama – 35 Anos. A obra, que reúne 31 histórias contadas por 25 autores, é uma homenagem à rica trajetória do Instituto e às experiências únicas vividas pelos seus servidores na linha de frente da proteção ambiental.
Os causos transitam entre o inesperado e o cotidiano, mesclando humor, emoção e reflexão. Os relatos apresentam situações experienciadas pelos servidores do Ibama, mostrando um retrato íntimo do trabalho de quem dedica sua vida à conservação do meio ambiente. Mais do que narrativas, os causos são um convite para que o público compreenda a realidade do trabalho das pessoas que percorrem os rincões do país e se dedicam à proteção da natureza.
Convidada especial
O evento de lançamento contou com a participação da escritora brasiliense Paulliny Tort, finalista do 64º Prêmio Jabuti pelo livro Erva Brava. A escritora é reconhecida por explorar em suas obras a força e as adversidades da vida no bioma Cerrado. Paulliny participou do Bate-Papo Ambiental, conduzido pela diretora de Licenciamento Ambiental do Ibama, Claudia Jeanne Barros, e pela analista ambiental Aline Carvalho, em que pôde compartilhar com o público sua perspectiva sobre literatura como ferramenta de transformação social e ambiental, ampliando a reflexão sobre o papel da escrita no fortalecimento da consciência ecológica.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do Ibama no YouTube. Na ocasião, a analista ambiental Aline leu um dos causos do livro e o comparou com a sua experiência em campo frente aos trabalhos do Ibama. “Eu lembro já ter que fazer um pouso forçado de helicóptero, em campinho de futebol, no meio de comunidade no interior do Maranhão. E, para sair dessa comunidade, nós pegamos carona em uma ambulância, a qual tinha uma pessoa lá dentro, passando mal, e era único jeito de sair do local”.
“O Ibama é um celeiro de boas histórias. Entre comandos e controles, achamos espaço para histórias, estórias e causos. Fui procurada por vários colegas que lamentaram não ter escrito seus causos nessa edição. Fica a dica e o desejo. No próximo ano, poderemos ter mais. E assim se faz a cultura institucional da nossa casa, o Ibama”, afirmou a diretora Claudia Barros.
“A leitura, a troca de experiências, os relatos sobre desafios, os perrengues do cotidiano, tudo isso faz parte do crescimento humano. Reunir esses relatos em um livro não fortalece apenas o Ibama, fortalece quem faz parte dele. A leitura tem esse poder transformador. Nas páginas, o leitor, com certeza, irá rir, chorar e admirar o trabalho desafiador que os servidores do Ibama enfrentam e que muita gente nem imagina”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
Acessa o livro Causos do Ibama – 35 Anos.
Ibama – 35 anos
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) completou, no dia 22 de fevereiro ano, 35 anos de criação. A autarquia foi fundada em 1989, após a fusão de quatro extintos órgãos:
- Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema),
- Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF),
- Superintendência de Pesca (Sudepe) e
- Superintendência da Borracha (Sudhevea).
O Ibama é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Suas principais atribuições são:
- Exercer o poder de polícia ambiental federal;
- Propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental;
- Avaliar impactos ambientais;
- Implementar o Cadastro Técnico Federal;
- Aplicar penalidades administrativas;
- Gerar e disseminar informações relativas ao meio ambiente;
- Apoiar às emergências ambientais.
Saiba mais sobre os 35 anos de trabalho do Ibama:
Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015