Notícias

Lideranças indígenas fumam ‘’cachimbo da paz’’ com o novo gestor da Fundação Estadual Indígena

Presidentes de vários Conselhos Distritais Indígenas, caciques e representantes de associações e movimentos indígenas de diferentes regiões do Amazonas, hipotecaram apoio irrestrito ao novo gestor da Fundação Estadual Indígena do Amazonas,  Amilton Bezerra Gadelha, nomeado há 10 dias pelo governador Amazonino Mendes.

Algumas manifestações dessas entidades foram enviadas via ofício ao novo diretor presidente da Fundação e tem como objetivo apoiar o novo gestor que pretende implantar uma gestão participativa e sem excluir as principais demandas dos povos indígenas.

“É com profundo respeito que recebo cada um de vocês para dialogar, ouvir os pleitos de vocês e agir de acordo com esse diálogo em prol dessa tarefa difícil, mas tão nobre, que é a causa indígena”, disse Amilton Gadelha ao receber o apoio de inúmeras entidades.

Após a nomeação de Gadelha ao comando da Fundação algumas manifestações ocorreram e com isso a preocupação com possíveis mudanças no quadro gerencial da entidade, o que poderia gerar uma consequente interrupção na prestação dos serviços, disse um representante indígena. ‘’Fomos nomeados para somar e alavancar a fundação e preciso contar com o apoio das entidades representativas indígenas’’, disse Gadelha que possui vasta experiencia no serviço público e notadamente na causa indígena.

REUNIÃO COM LIDERANÇAS

A abertura do diálogo mais próximo com as lideranças indígenas do Amazonas ocorreu no início da semana quando o diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Amilton Gadelha, reuniu-se n na sede da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), no Centro, zona sul de Manaus.

Participaram da reunião representantes da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime); Fórum de Educação Escolar Indígena do Amazonas (FOREEIA); Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas (MEIAM); Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro  (AMARN); Federação  das Organizações dos Caciques e Comunidades Indígena Tribo Ticuna (FOCCIT) e Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (MAKIRA-ÊTA).

Ao final, o diretor do FEI garantiu às lideranças total empenho de sua gestão para manter as conquistas obtidas pela Fundação e avançar ainda mais na qualidade dos serviços prestados aos milhares de indígenas no Amazonas. “Acredito que estamos no caminho certo e iremos fazer o melhor que estiver ao nosso alcance para dar continuidade e mais qualidade aos avanços da questão indígena”, afirmou Gadelha.

Durante a reunião, o novo diretor da Fundação Indígena informou aos presentes sobre a reunião que teve com o superintendente da Funasa, Dr. Wenderson Monteiro para tratar da implantação de pequenos sistemas de abastecimento de água com filtros nas comunidades indígenas.  ‘’O Governador Amazonino acredita nessa ação para melhoria da saúde das crianças indígenas’’, finalizou.

 

MENSAGENS

  • Bom dia senhor Amilton, sou Francisco Guedes atual presidente legal da FOCCITT queremos dizer quem nós representantes das organizações, CGTT, OGPTB, FOCCITT estamos juntos apoiando a indicação de seu nome também queremos parabenizar e vamos juntos trabalhar de melhor maneira possível abraço.

 

  • Sebastião Ramos Nogueira ( pres.. CGTT) João Inacio Irineu Vitorino ( pres. OGPTB) Francisco Antonio Guedes (pres.. FOCCITT), esses são os nomes quem verdadeiramente representam organizações indígenas ticunas da região do alto rio Solimões.

 

  • Primeiramente parabenizar pela sua nomeação como Diretor Presidente da FEI, é hora de arrumarmos a bagunça e fazer o trabalho com seriedade. Hoje componho a Coordenação Executiva da COIAB como Coordenadora Geral e ao longo do tempo tivemos muitos problemas e retrocessos com os governos anteriores. Quero marcar uma reunião institucional com você na segunda-feira ou terça-feira, pode ser na sede da coiab ou na FEI como for melhor para falarmos. No aguardo, Nara Baré -Coordenadora Geral da COIAB

 

 

você pode gostar também