Notícias

Indígenas Tikuna da vila Betânia têm encontro com deputado federal Sidney Leite

 

O distrito rural fica no município de Santo Antônio do Içá; demandas passaram pela área da saúde, educação, internet e transporte

A vila Betânia, que fica no município de Santo Antônio do Içá, no Alto Solimões, recebeu na última sexta-feira (03) o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM). A população do distrito rural, que tem em sua maioria a composição de indígenas da etnia Tikuna, reuniu-se com o parlamentar para reinvindicar as necessidades do local.

No âmbito da saúde, a liderança comunitária Sinésio Tikuna, presente no encontro, explica o maior problema atual da região. “Aqui, a gente toma água suja, pois nosso sistema é um super antigo da COSAMA. Muitos indígenas padecem com essa situação.” afirmou o morador.

Sidney comprometeu-se em conversar com o prefeito de Santo Antônio do Içá, o Ceceu (Republicanos), para articular sobre a ideia de furar um poço na comunidade. “Aqui, vejo a possibilidade de resolver esse problema sem muita dificuldade. Entrarei em contato com o prefeito e caso ele aceite o projeto, já no início do ano que vem vou destinar recursos para a construção do poço. A água é primordial para saúde pública.” enfatizou o deputado.


O parlamentar tem um histórico de defesa à causa indígena, desde quando foi prefeito de Maués, que tem uma grande população do povo Sateré-Mawé. A atuação pelos povos originários se extendeu também enquanto foi deputado estadual, e segue agora no mandato de federal.

“Enquanto deputado estadual, fui presidente da comissão na ALEAM que tratava das causas indígenas. No Congresso, também faço parte da frente de defesa dos povos originários. Quando fui prefeito de Maués, fiz o Conselho Estadual de Educação Indígena sair da capital e ir pro interior. No fim do trabalho, Maués tinha professores indígenas na universidade e ensinando as crianças.” relembra o parlamentar.

Educação

Acompanhado da professora Silbene Tikuna, moradora da vila Betânia, Sidney falou sobre o novo Fundeb, que agora disponibiliza mais dinheiro para o estado. “No Congresso Nacional, integrei a comissão que lutou pela aprovação da PEC que torna permanente o Fundeb e aumenta seu alcance. O Amazonas já está recebendo do Fundeb, em 2021, cerca de 30% a mais em relação ao ano anterior. Convido a todos os professores a fiscalizar os valores empregados e manter contato comigo caso constatem alguma irregularidade.”


Segundo dados do Censo Escolar de 2017, 256 mil estudantes são atendidos por 3.345 escolas indígenas no país. Dessas escolas, 59% não conta com tratamento de água, 57% com esgoto sanitário e 32% sequer possui energia elétrica. Cerca de 30% não funcionam em prédios escolares e quase metade (46%) não utilizam material didático específico para educação indígena. Quase totalidade não tem biblioteca (3.077) nem banda larga (3.083).

Silbene Tikuna, professora da comunidade, se comprometeu em fiscalizar. “Agradecemos a presença do deputado, e vou fazer a minha parte por aqui. Em caso de irregularidades, a peteca vai passar pra ele, porque ele tem voz no Congresso para nos ajudar.”

Telefonia Móvel

Na vila Betânia, não funciona nenhum serviço de sinal de telefonia móvel. Mas essa é uma realidade que está com os dias contados, afirma o deputado Sidney. O distrito rural está contemplado no edital do 5G para que, até 2025, a localidade receba a nova tecnologia.

“A internet mudou nossas vidas, mas boa parte do nosso Amazonas, no Brasil profundo, ela ainda não é rotineira para a nossa população. Já presidi audiência pública sobre o tema, incontáveis vezes cobrei a Anatel para que resolvessem o problema e seguimos na luta. Agora, está garantido, vila Betânia está no edital, e fico à disposição para fiscalizar o cumprimento do acordo.” disse o parlamentar.

Entidades presentes

No encontro, além das lideranças já citadas, estavam também os vereadores Pirauaca (PP), Gouvea (PP) e Miguel Tikuna (PSC); agentes de saúde da FUNAI e SESAI, o cacique da vila, Antônio Tikuna e Adelilde Tikuna, liderança comunitária.

Como última demanda trazida pelas entidades citadas está a compra de um barco de transporte para a vila. O deputado Sidney Leite se comprometeu em articular o pedido junto a parceiros na ALEAM, pois burocraticamente o veículo sairá mais rápido pela esfera estadual.

+++++++

você pode gostar também