O trabalho segue o que determina os órgãos reguladores das operações aéreas
O prefeito de Parintins, Bi Garcia, acompanhou nesta terça-feira, dia 30, os trabalhos de ajustes de segurança no aeroporto Júlio Belém. A Prefeitura de Parintins reforça o sistema de operação de pousos e decolagens de aeronaves, que registram aumento devido a realização do Festival Folclórico 2023.
As ações atendem recomendações das equipes técnicas do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, a Prefeitura de Parintins executa serviços de adequação na torre de controle, sala de tráfego, sinalizações, pista operacional e demais estruturas do prédio e área externa.
“O aeroporto é uma peça muito importante para o sucesso do Festival de Parintins. É uma das portas de entrada da cidade e, portanto, ela precisa estar em pleno funcionamento, não pode acontecer nenhum tipo de erro. Nós estamos fazendo aqui as adequações necessárias, os preparativos pra que a gente receba a equipe do CINDACTA IV, que passam a ter a responsabilidade do controle do espaço aéreo”, informa Bi Garcia.
O trabalho no aeródromo é executado desde o início de maio pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP). “Nós estamos com toda a equipe trabalhando na pista operacional, na limpeza do prédio, na área externa do aeródromo. Então, são serviços que vão fazer a diferença nesse grande Festival que se aproxima”, revela o secretário de Obras, Albano Albuquerque.
Nos últimos anos, Parintins registrou um aumento de cerca de 50% nos pousos e decolagens. Um fluxo que cresce a cada ano e exige adequações constantes. “Temos um crescimento de aeronaves e passageiros durante o período do Festival. É necessário essa atenção especial da Prefeitura. Recebemos a visita do prefeito e do secretário Albano Albuquerque que estão cuidando pessoalmente dessas adequações que são solicitadas pelas equipes do CINDACTA IV e da ANAC para que a gente possa ter uma operação ainda mais segura”, disse o diretor do aeroporto, Jean Jorge.
+++++++