Embrapa apresenta tecnologias para desenvolver setor primário em Tefé, Alvarães e Uarini
_Encontro viabilizado por Sidney Leite levou novas perspectivas de desenvolvimento do setor agropecuário aos gestores municipais_
O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) reuniu prefeitos dos municípios de Alvarães e Uarini com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental) para apresentar tecnologias desenvolvidas pela instituição, que podem auxiliar no desenvolvimento do setor primário no interior do Estado. O encontro aconteceu, nesta terça-feira, 27/07, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os prefeitos puderam conhecer iniciativas de produção de peixe, mandioca, feijão, abacaxi, entre outras culturas, que conseguiram triplicar a produtividade utilizando os conhecimentos técnicos da entidade.
A comitiva foi recebida pelo chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro, que salientou que a empresa possui muitas tecnologias disponíveis, para todas as regiões do Estado, mas afirmou saber das complexidades de instalação dessas tecnologias na Amazônia. Segundo Cordeiro, as emendas parlamentares da bancada amazonense são fundamentais para avançar neste processo.
“Acreditamos que podemos trazer avanço econômico sem derrubar uma árvore. Temos uma relação constante com o deputado (Sidney Leite), que sempre destina emendas para a Embrapa, mas queríamos que não precisasse ser assim”, desabafa Cordeiro, ao ressaltar que a unidade teve orçamento de apenas R$ 2 milhões e que se não fossem as emendas parlamentares, muitas atividades seriam inviabilizadas.
Para Sidney Leite, esse avanço da tecnologia no setor primário do interior precisa integrar os jovens, especialmente os filhos e filhas de agricultores e estudantes dos institutos federais. “Os jovens precisam ser envolvidos no processo e não precisamos de muito para dar certo, mas a Agência (de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas-ADS) não cumpre esse papel. As prefeituras precisam contratar mais técnicos e usar treinamento da Embrapa, para oferecer esse suporte no município, para as famílias desenvolverem a agricultura”, enfatizou Leite, que lembrou ainda a importância dos municípios aderirem ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para fazer com que os recursos cheguem na ponta.
Em seu mandato como deputado federal, Sidney Leite destinou emendas para a Embrapa desenvolver tecnologias de melhoria de produtividade da farinha de mandioca em cinco municípios. A Embrapa também foi beneficiada com emendas voltadas a técnicas para a produção de leite nos municípios de Manacapuru, Autazes e Iranduba.
Ganho de Produtividade
Na apresentação aos gestores dos municípios presentes, o chefe adjunto de Transferência e Tecnologia da Embrapa, José Olenilson Pinheiro, mostrou as possibilidades de novas práticas para melhoria e aumento da produção agropecuária no Amazonas, passando pela técnica de seringueira tricomposta da borracha natural, até a produção de abacaxi, laranja mandioca, hortaliças e pescado.
Pinheiro citou as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Amazônia na produção de Piscicultura, onde os resultados apontaram para maior produtividade por área, mais geração de renda e segurança alimentar. No caso do pescado, com o sistema intensivo de aeração e outras técnicas aplicadas pela Embrapa, a produção de peixe passou de 6 toneladas por hectare para até 22 toneladas de tambaqui por hectare. Experiência semelhante aconteceu com uma produção de mandioca acompanhada pela instituição que, com técnicas de seleção de manivas, espaçamento adequado e controle de plantas daninhas, o cultivo mecanizado, calagem e adubação, passou de uma produção de 11,7 toneladas por hectare para até 30 toneladas por hectare.
“Nossa preocupação não é impor técnicas, mas também respeitar a cultura local e como as técnicas podem agregar a essa produção”, ressalta Pinheiro, que também apresentou um case de uma produção de abacaxi que saltou de 20 toneladas para 49,2 toneladas por hectare.
O Prefeito de Alvarães, Lucenildo Macedo (PSC), fez um apelo para que a Embrapa olhe mais pelo interior. “Queremos diversificar a produção agrícola do nosso município. É vergonhoso o Amazonas comer melancia vinda de Roraima. Devemos implantar outras atividades fora de época para que o agricultor tenha uma renda no intervalo de sua produção principal e também incentivar o filho do agricultor a trabalhar no setor primário, pois muitos não querem continuar a atividade”, afirma Lucenildo.
O Prefeito de Uarini, Antônio Uchoa (PSD-AM), aproveitou a oportunidade para obter mais informações para desenvolver a cadeia da Farinha de Uarini no município. Apoiada por Sidney Leite, a produção já alcançou o selo de Indicação Geográfica (IG).
+++++++
Contato Assessoria Manaus – Uplink
Rafael Valentim – (92) 98184-6844
Gisa Prazeres – (92) 98124-2626
Henrique Saunier – (92) 98263-9200