Notícias

Em Manacapuru, famílias recebem título de terra para estimular crédito para a produção rural

Famílias do Lago do Piranha, comunidade do município de Manacapuru, receberam na manhã desta terça-feira (17) o Contrato de Concessão de Uso (CCU), documento que permite a utilização das terras assentadas para a produção agrícola. Título para o beneficiário da reforma agrária, o contrato recebido transfere o imóvel rural ao asssentado de maneira provisória e garante o acesso à terra, aos créditos oferecidos pelo Incra e a outros programas do Governo Federal de apoio à agricultura familiar.

Presente no encontro, o deputado federal Sidney Leite comentou sobre a importância do CCU: “Aqui no Lago do Piranha nós temos cerca de 60 famílias assentadas, que se sustentam através da agricultura e da piscicultura. O direito à terra é garantia de mais dignidade e qualidade de vida para esse agricultor familiar.”

Além do CCU, a equipe do INCRA, liderada pela presença do Superintendente do instituto no Amazonas, João Jornada, auxiliou a população local com informações sobre outro benefício: o Fomento Mulher. “O valor de R$ 5 mil da linha de crédito do benefício apoia projetos de segurança alimentar e nutricional, especificamente para mulheres da reforma agrária. Em tempos de pandemia, esse valor significa comida no prato e oportunidades.” salientou Jornada.

O deputado Sidney ainda falou sobre o programa do Governo Federal, Mais Luz para a Amazônia, que vai permitir, em comunidades e municípios afastados, o acesso à energia através de placas solares. “Tendo em vista que 1 milhão de amazônidas não têm acesso à eletricidade, convidei o Ministro de Minas e Energia para visitar Manacapuru. A a ideia dele é começar a implementação do programa pelo Lago do Piranha. Seria a primeira experiência nesse sentido em todo o Amazonas.” destacou.

+++++++

Assessoria Manaus – Uplink

Rafael Valentim – (92) 98184-6844
Gisa Prazeres – (92) 98124-2626
Henrique Saunier – (92) 98263-9200

Luiggi Bacelar – (92) 99220-1903

você pode gostar também