Em Borba, Corregedoria-Geral de Justiça dá início ao cronograma de correições programadas para o interior do Amazonas neste ano de 2025
Em Borba, Corregedoria-Geral de Justiça dá início ao cronograma de correições programadas para o interior do Amazonas neste ano de 2025
Conforme calendário, 27 correições judiciárias ordinárias serão realizadas no interior do estado neste ano de 2025.
Distante 150 quilômetros de Manaus o município de Borba recebe nesta semana uma equipe do Poder Judiciário Estadual para a realização do procedimento de correição. O procedimento é coordenado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) e abre o calendário de correições no interior do estado neste ano de 2025.
Além da comarca de Borba, outras 26 comarcas do interior passarão por correições ordinárias neste ano de 2025. Na capital, 55 unidades judiciárias também passarão por correições neste ano.
Em Borba, os trabalhos de correição – tanto na Vara Judiciária quanto no Cartório Extrajudicial – contam com a presença da desembargadora Joana dos Santos Meireles e do juiz-corregedor auxiliar, Roberto dos Santos Taketomi.
Os trabalhos também são realizados com o assessoramento dos servidores da Corregedoria-Geral de Justiça: Adriana de Almeida Britto, Daniel José Barroncas da Silva e dos servidores do gabinete da desembargadora Jona dos Santos Meireles: Elis Karina Rodrigues Cordeiro e Jéssica Cintrão do Nascimento.
As correições são acompanhadas, também, pelo juiz titular da comarca, magistrado Laossy Amorim Marquezini.
A correição em Borba foi estabelecida pela Portaria n.º 143/2025-CGJ-AM divulgada no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 7 de março. O documento foi assinado pelo corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.
Diretrizes
Conforme o “Manual de Correições da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas” consignado no Provimento n.º 481/2024-CGJ-AM, durante os trabalhos de correição, a comissão responsável promove: a inspeção completa do acervo processual em tramitação no juízo; a verificação de todos os livros e documentos existentes na unidade judicial e/ou extrajudicial; o controle de bens apreendidos; o envio de relatórios nos sistemas disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o cumprimento das metas e diretrizes definidas pelo CNJ e o cumprimento das determinações realizadas nas correições anteriores.
As correições têm como objetivo primordial o aperfeiçoamento dos serviços judiciais e extrajudiciais à disposição da população.
#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico dos membros da comissão responsáveis pela correição na comarca de Borba. No registro fotográfico, sete pessoas, dentre magistrados e servidores do Poder Judiciário aparecem de pé, lado a lado, na frente do cartório judicial de Borba. Dentre as pessoas, o juiz titular da comarca de Borba é a quarta pessoa, da esquerda para a direita. O magistrado veste: camisa na cor marrom e calça na cor preta; a quinta pessoa, da esquerda para a direita, na foto, é a desembargadora Joana dos Santos Meireles (que isa u vestido cor-de-rosa). O juiz-corregedor auxiliar, Roberto dos Santos Taketomi é a sexta pessoa da esquerda para a direita. O magistrado veste camisa e calça na cor preta.
Afonso Júnior (CGJ-AM)
Fotos: Acervo CGJ-AM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (92) 99316-0660 | 2129-6771