Ejud e Segep realizam 2.ª edição do “Curso de Formação Inicial de Estagiários” em 2025
Ejud e Segep realizam 2.ª edição do “Curso de Formação Inicial de Estagiários” em 2025
Foram capacitados mais 56 estagiários do curso de Direito para atuar nas unidades administrativas e judiciais do TJAM.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), por meio Escola Judicial (Ejud) e a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), realizou nesta quarta-feira (02/04), a segunda edição do “Curso de Formação Inicial de Estagiários” (CFIE) de 2025.
Participaram desta edição, 56 estudantes do curso de Direito, convocados pelo edital da 7.ª convocação de candidatos (https://consultasaj.tjam.jus.br/cdje/consultaSimples.do?cdVolume=17&nuDiario=4004&cdCaderno=1&nuSeqpagina=12) da Seleção Pública de Estágio de Nível Superior em Direito no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (SPED2024/02) realizada no segundo semestre de 2024.
O CFIE ocorreu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, localizado no segundo andar do prédio anexo à sede do TJAM, das 9h às 11h25. O “Curso de Formação Inicial para Estagiários” é dedicado à integração dos novos estagiários ao Tribunal. Durante a capacitação, os participantes conhecem a rotina e as dinâmicas do TJAM, com palestras de diferentes setores para sanar quaisquer dúvidas relativas à tópicos administrativos, questões funcionais, ferramentas utilizadas, entre outros temas.
Programação
A primeira palestra do dia foi realizada pelo chefe da Seção de Estágio, Aroldo Ribeiro Filho, e da psicóloga e servidora do TJAM, Larissa Simões. Os servidores apresentaram aos candidatos convocados os direitos e deveres dos estagiários, orientações sobre marcação do ponto eletrônico, pagamento da bolsa-auxílio e faltas.
Em seguida, Maria Auxiliadora Paula de Paiva, servidora do Tribunal e parte da iniciativa “Simplifica TJAM”, apresentou o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. A servidora ressaltou a importância do Pacto para garantir a inclusão e a acessibilidade no Judiciário, superando a barreira que a linguagem jurídica pode representar.
A servidora do TJAM lotada na Escola Judicial, Juliane Queiroz, explicou as funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de exemplos práticos. Ao longo da apresentação, Juliane demonstrou as principais funcionalidades do sistema, utilizado rotineiramente no Tribunal.
A palestra seguinte teve como objetivo apresentar a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TJAM. Ministrada pela servidora Aline Gomes, a apresentação mostrou como identificar, denunciar e combater casos de assédio nas dependências do Tribunal e além.
Os estagiários lotados na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Bianca Gall e Diogo Pinheiro, falaram sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), destacando a importância da segurança digital no ambiente de trabalho.
A última apresentação do dia teve como tema as Políticas de Formação de Estagiários da Escola Judicial e foi apresentada por Munique Therense, coordenadora de pós-graduação, pesquisa e extensão da Ejud, que apresentou a Liga dos Estagiários da Justiça (LEJ) e os projetos de extensão da Ejud, ilustrando para os estagiários as possibilidades ofertadas pela Escola.
#PraTodosVerem: Imagem que ilustra a matéria mostra visão geral dos participantes da segunda edição do “Curso de Formação Inicial de Estagiários” (CFIE) de 2025
Texto: Gabriel Horta/EJUD
Foto: Marcus Phillipe/TJAM
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 99316-0660