A Prefeitura da cidade de Eirunepé, distante 1.159 quilômetros de Manaus, decretou na terça-feira (15) situação de emergência em razão da cheia do rio Juruá. A inundação já compromete o atendimento em unidades de saúde e atividades escolares. São mais de 3 mil pessoas afetadas até o momento.
A Prefeitura informou que “a situação vem se agravando”.
O decreto que estabelece a emergência considera que o nível de transbordamento das bombas de águas chegou no limite do permitido.
O secretário de Defesa Civil Municipal, disse que será necessário fazer o desligamento das bombas, o que vai afetar o fornecimento de água potável, se o nível da água continuar subindo.
Para atender ao colapso a saúde, nós estamos providenciando uma unidade básica de saúde fluvial. Deslocaremos essa unidade para fazer atendimento emergencial, já que aqui no município, como em todo o Brasil, estamos também passando pela situação da pandemia que arrefeceu mas no ninguém sabe o dia de amanhã”, disse o secretário de Defesa Civil Municipal.
Nas redes sociais o prefeito Raylan se manifestou:
“Olá pessoal passando para informar que a partir de hoje (16), Eirunepé entra em estado de emergência (Decreto nº 341/2022/GABPRE/PME, de 16 de março de 2022),* devido as áreas afetadas pela cheia do Rio Juruá. Foi considerado a gravidade da alagação repentina às propriedades rurais e em parte da zona urbana, em decorrência da cheia, contribuída pelas fortes chuva que afetam o Estado do Amazonas do início deste semestre, consideradas acima da média conforme instituições competentes de Hidrometeorologia. Determinei uma *força tarefa para atender as demandas das famílias hora afetadas*, que compõem as pastas da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Obras, Educação, Comunicação e demais secretarias. Foi feito um levantamento (cadastro) das famílias tanto da zona urbana e rural e ainda aquelas que correm o risco de serem afetados pela cheia do rio, havendo a possibilidade de serem alocados e recebidos em propriedades destinados pela Prefeitura como Escolas e Ginásios. As equipes de saúde, obras, ação social e outras estão in loco orientando, ajudando e buscando soluções para com as famílias afetadas. Da nossa parte vamos fazer o possível para ajudar as famílias eirunepeens assim como tenho feito nas últimas enchentes. *Que Deus abençoe a todos nós”
RAYLAN BARROSO
Prefeito de Eirunepé-Am