A Sthorm é uma companhia dedicada a mobilizar governos, organizações, comunidades e investidores em torno de questões urgentes
O dia 7 de outubro ficará marcado para sempre na memória do povo mauesense e do Amazonas com a edição do Sthorm Festival Maués, na cidade de Maués, no interior do Amazonas, com foco em regeneração ambiental, desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica, saúde pública e ecoturismo.
O evento foi realizado na praia da Maresia, que ficou exuberante com a descida do rio Maués Açú que banha a cidade. Lendas internacionais do rock, como Matt Sorum (Guns’n’Roses e Velvet Revolver), além da cantora e compositora baiana Agnes Nunes, uma das mais inspiradoras formadoras de opinião de sua geração, também abrilhantará o evento com outros participantes locais, como Luna Di.
Os artistas foram acompanhados por pesquisadores locais e internacionais, pioneiros e líderes de opinião, como Bob Richards, discípulo de Carl Sagan e cofundador da Space University e da Singularity University; e Scott Bagby, pioneiro de mercado que construiu e liderou as equipes responsáveis por arquitetar e expandir para o mundo soluções revolucionárias, como o Skype.
Após o painel no evento, Bob Richards disse que esta foi a primeira vez que esteve no Amazonas. Para o cientista norte-americano, a floresta amazônica precisa ser preservada, pois vive um “câncer” com o alto número de queimadas que atingem a região.
“Eu falei sobre como nós vivemos nessa joia cósmica, a Terra. Nós precisamos aprender como preservá-la. Nós não temos feito um bom trabalho quanto humanos, não fazemos um bom trabalho ainda. Não somos bons guardiões, nós causamos muitos danos. E isso é loucura, pois é a nossa casa”, afirmou.
Depois dos painéis, atrações musicais subiram ao palco e agitaram o público. O principal nome foi Matt Sorum, ex-baterista da lendária banda de rock Guns N’ Roses. Ele é um dos integrantes e co-fundador do grupo Sthorm, criadores do evento.
Antes do show, Sorum teve a oportunidade de fazer um passeio pela cidade e comunidades próximas. Após a experiência, a primeira dele no Amazonas, o músico afirmou que se encantou com as belezas naturais.
“Todo mundo dessa região viaja pelo rio. O rio é a vida deles. A única forma de chegar é por barco para essas pessoas. Com o rio ficando baixo, a seca, é um tempo tenebroso para o povo da Amazônia. Os peixes, tudo no rio, na floresta, tudo na Amazônia, as frutas, o guaraná, tantas coisas que o mundo deve à Amazônia. Perfume, frutas, açaí, tudo mais. Nós, como mundo, somos responsáveis por cuidar de nós mesmos e a Amazônia precisa estar no topo da lista”, destacou Sorum.
O prefeito Júnior Leite comemorou a edição do Sthorm Festival Maués em suas redes sociais:
#SthormFestivalMaués uma noite incrível com muita troca de conhecimento, discussões importantíssimas e muita música boa.
Obrigado a todos que estiveram conosco participando, apoiando e envolvidos na causa, em especial, aos nossos convidados, grandes nomes internacionais, do Brasil e do Amazonas.
Estou muito feliz e agradecido, extremante confiante que a gente entregou um evento lindo e cheio de propósitos.
Ainda vamos compartilhar com vocês muitas novidades do que foi essa noite inesquecível!!!!
Viva Maués, cidade da sustentabilidade, bioeconomia e tecnologia na Amazônia!!!
++++++