Notícias

Dr. Lázaro alcança os melhores números em pesquisa eleitoral realizada em Fonte Boa

Nas eleições de 2020, quatro candidatos concorreram à vaga de prefeito da cidade, que fica distante da capital Manaus, a 676 km em linha reta. Em 2024, tudo caminha para ter apenas duas candidaturas 

O atual prefeito de Fonte Boa, Gilberto Lisboa (PL), não avançaria com seu candidato para a vitória nas eleições municipais de 2024 se ocorressem hoje, de acordo com o primeiro levantamento de intenção de votos divulgado pela Instituto Action de pesquisa e opinião.

A empresa, com mais de 20 anos no mercado, atende a empresas, políticos e empreendedores de todos os tipos, portes e segmentos, tem se destacado no cenário político amazonense com acertos de prognósticos em Manaus e no interior do Amazonas.

Em entrevista com eleitores de Fonte Boa (AM), no Alto Solimões, os dados coletados na modalidade “face a face” apontam que o médico Dr. Lázaro Almeida, que foi candidato a prefeito em 2020, seria eleito com vantagem em todos os cenários possíveis de adversários políticos.

O médico também desponta do menor índice de rejeição entre todos os candidatos com apenas 2% negativos.

O levantamento feito Instituto Action aponta uma desaprovação de 57,2% da gestão do atual e se caso o prefeito decidisse apoiar a candidatura de Dr. Lázaro, os números captados dos eleitores seriam:

– Não faria diferença (51,5%)

– Deixaria de votar (21,2%)

– Diminuiria (12,1%)

As tratativas com as forças políticas atuais indicam que eleição para prefeito de Fonte Boa em 2024 ocorrerá com apenas duas candidaturas únicas. Oposição e Situação. Assim sendo, a oposição se uniria para disputar com igualdade de condições com a máquina pública.


Cenário 2

A pesquisa avaliou o cenário numa disputa entre o candidato do prefeito Biquinho, o atual vice-prefeito Alailson Lisboa, e o resultado foi de 54,8 % a favor de Dr. Lázaro contra 31,5 % de Alailson Lisboa. Ou seja, 23% de diferença. Uma vantagem ampla considerando que Alailson possui apoio da máquina pública.

Cenário 3 

Neste cenário, a pesquisa identificou junto à população fonteboense que, numa disputa entre o vice-prefeito Alailson Lisboa e o ex -prefeito Suedney Araújo (Sué), este perderia a eleição por 41,9 % (Alailson) e 39,5 % para Sué.

Metodologia

Foram realizadas entrevistas com 448 eleitores no período de 5 a 8 de setembro de 2023. A margem de erro amostral para um intervalo de confiança de 95% é de 4.5% para mais ou menos.

Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário estruturado de modo presencial face-a-face.

Fonte Boa possui 15.538 eleitores, que representam 0,942 ou 94,2,% do eleitorado total do município (TSE, consulta em setembro/2023).

O município é conhecido pela realização da Festa do Pirarucu, no final de novembro e início de dezembro e também pela festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Guadalupe

+++++++

você pode gostar também