Igual ou bem próximo, pode até existir, mas ninguém mais sai tanto em defesa da TV aberta como essa santa coluna.
Nada por simpatia ou favor, mas só um simples reconhecimento da verdade e também porque, além de “n” razões correlatas, ser a única opção que é verdadeiramente gratuita para qualquer interessado.
Posto isso, o problema é que esta mesma TV aberta, quase na sua totalidade, tem demonstrado dificuldades para se manter competitiva e conservar a posição de liderança que sempre ocupou. Ou, pior ainda, está se acovardando diante do aparecimento e crescimento de outras mídias.
Salvo as exceções conhecidas, Globo como principal, o que se observa é um perigoso encolhimento do mercado, com a extinção de numerosas posições de trabalho, a maioria delas apoiada em evasivas como a necessidade de se adaptar a uma nova realidade.
Profissionais, de diferentes setores e gente de valor no meio disso, são dispensados o tempo todo, sem ninguém ser colocado no lugar. As suas vagas são simplesmente extintas, quando não, trocadas por mão de obra mais barata. Talentos e especialidades que nunca serão superados, muito menos por “Inteligência Artificial” ou invencionices do tipo.
Ou seja, estão perdendo em tamanho, força e qualidade.
Não existe interesse ou não há capacidade suficiente para buscar soluções mais interessantes.
Uma pena, porque a televisão, como um todo, já teve lideranças muito mais capacitadas, em condições de lidar e encarar diferentes situações, sem nunca baixar a guarda ou deixar de priorizar a boa produção.
Hoje, no Brasil, são 14 redes. Resta saber quantas, do jeito que vai, terão condições de sobreviver e em quais condições.
Horários diferentes
Sobre o próximo Brasileirão, com transmissões divididas na TV aberta, já existe o entendimento de que a Globo seguirá fazendo os seus jogos às 16h, como sempre foi.
Enquanto os da Record, serão às 18h.
E uma mudança
Em relação aos anos anteriores, as transmissões do campeonato paulista na Record, aos domingos, também começarão às 17h50.
Bola rolando a partir das 18h30.
Time dos sonhos
A próxima novela das sete da Globo, com título provisório de “Dona de mim”, da Rosane Svartman, promete reunir um forte time de colaboradores.
Nomes até surpreendentes, como o de Jacqueline Vargas, conhecida por trabalhos como “Floribella”, “Malhação”, “Sessão de Terapia” e “TPM – meu amor”.
Dona faz show
Os 10 episódios de “Amor da Minha Vida”, nova série do Disney+, só reforçam o talento de Bruna Marquezine que, aliás, também se aventura na direção.
Bruna está hipnotizante nesse trabalho, ao lado de nomes como Sérgio Malheiros, João Villa, Malu Rodrigues, Danilo Mesquita, Rayssa Bratillieri, Ana Hikari, entre outros.
Pode ser hoje
Na noite desta quarta-feira, no Espaço Monte Líbano, serão escolhidos os vencedores do Prêmio Caboré, em 14 categorias.
Ao todo, 42 profissionais da comunicação e marketing estão na disputa.
E o detalhe
Convidados para a apresentação do Prêmio Caboré, Rafa Brittes e Felipe Andreoli poderão aparecer, pela primeira vez, como novos integrantes do elenco da Record.
A assinatura de seus contratos ficou para acontecer ainda hoje.
Drama
Helena, uma polonesa traficada para o Brasil e submetida à prostituição – este será o papel de Isis Pessino em “As Polacas”, que chega aos cinemas no próximo dia 12.
E no próximo ano, Pessino poderá ser vista no longa “A Vida de Cada Um”, sob a direção de Murilo Salles.
Efeito contrário
Se existiu mesmo a intenção de boicotar Adriane Galisteu na série “Senna”, e parece que ninguém duvida disso, nunca nenhuma outra iniciativa foi tão mal planejada.
Sem qualquer esforço, a Galisteu virou a grande mocinha de toda a história. Está coberta de glórias e cheia de luzes em cima. Amadorismo e maldade, muitas vezes, dão nisso.
Modo de descanso
José Luiz Datena, acompanhado de dona Matilde, resolveu dar um tempo em tudo e, desde o final da semana passada, descansa em Santa Catarina.
Deve voltar a São Paulo nesses próximos dias, mas sem nenhum compromisso profissional na agenda.
Sobre o SBT
SBT e José Luiz Datena, ao que se informa, já está tudo conversado e resolvido. Falta ainda uma comunicação oficial das partes sobre o acerto, o que deve acontecer ainda nessas próximas horas.
A estreia será em dezembro mesmo.
Ok, ok
A direção da Rede TV! entende que o atual formato do “TV Fama” está levando o programa a viver uma de suas melhores fases.
Tudo funcionando direitinho e apoiado em um elenco bem afinado, com Flávia Noronha, Nelson Rubens, Fefito e Leão Lobo.
Bate – Desconto
- Após as séries “Reis” e “Até Onde Ela Vai”, esta última ainda inédita na Record, Robson Santos grava a sexta temporada de “Impuros” para o Disney+…
- … Lançamento previsto para 2025.
- Chegaram ao fim, em São Paulo, às filmagens de “Coração Sertanejo”, trabalho com parceria da Disney…
- … No seu elenco, Gabriela Cardoso, Victor Medeiros, Catarina Abdalla, Hélio de la Peña, Flávio Rocha e Ana Cecília Costa…
- … E tem ainda as participações especiais de Clube da Viola, Marcos e Belutti, Ceará, Camilla Camargo, Thaís Pacholek e Cacau Hygino.
- Equipe do “Domingo Espetacular” também foi atingida por demissões na Record. Juan Pastor, Caio Piccoli, João Scortecci e Marcelo Brasil deixaram a Record…
- … Ângela Canguçu e Sandro Moreira, idem, na mesma data.
- Viny Vieira também gravou para o “Domingo Record”, nessa aposta voltada para o humor…
- … E já tem convite inclusive para novos pilotos do programa.
- Podcasts continuam se espalhando, mas vale destacar a importância de alguns…
- … A Claudete Troiano, por exemplo, com direção do Helio Sileman, tem levado ao seu “Pod Saúde”, algumas das maiores autoridades da medicina brasileira…
- … Uma bela prestação de serviços, tamanha a quantidade de ensinamentos e esclarecimentos.
- A festa dos funcionários do SBT foi confirmada para o próximo dia 16.
- Carlos Andreazza acertou sua volta à programação nacional da BandNews FM, faixa da manhã.