Notícias

Carnachoeira 2023 começa nesta sexta com grito de carnaval em Balbina e baile infantil na sede

Serão cinco dias de folia, com show especial do grupo Fundo de Quintal e outras 28 atrações, desfile de blocos carnavalesco, escolha do rei mono e rainha e esquema de segurança reforçado
Presidente Figueiredo, distante 107 quilômetros da capital, na região metropolitana de Manaus, está pronta para receber os foliões que vierem ao município para o Carnachoeira 2023, que começa nesta sexta-feira (17/02), a partir das 19h, com a realização do primeiro grito de carnaval da Vila de Balbina e o baile infantil, na Praça da Vitória (na sede), e só termina na noite da terça-feira (21/02), com show da banda os Embaixadores.
No total serão cinco dias de folia, com participação especial do grupo Fundo de Quintal, que se apresenta na segunda-feira gorda de carnaval (20/02), e outras 28 atrações musicais, além do tradicional desfile de blocos carnavalescos e a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnachoeira 2023.
“O Carnachoeira está de volta. Depois de dois anos, a alegria dos foliões retorna às ruas de Presidente Figueiredo e deve movimentar o turismo e o comércio. Trabalhamos para tudo ficar perfeito para que a população e os visitantes possam se divertir muito, em paz, harmonia e segurança”, garante a prefeita Patrícia Lopes.“Preparamos o maior Carnachoeira de todos os tempos e, também, o mais seguro”, complementa o secretário municipal de Cultura e Eventos (Semculte), Zandem Ferreira. Segundo ele, cerca de 200 mil pessoas deverão visitar o município durante os cinco dias do evento.
Segurança
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Integração (Semopi), Raimundo Nonato Fernandes Oliveira Junior, mais de 250 servidores públicos das forças de segurança – entre policiais civis, militares, rodoviários federais, bombeiros militares, guardas municipais, salva-vidas, agentes de trânsito – estarão trabalhando, diariamente, divididos em três turnos, para garantir a segurança dos participantes do Carnachoeira 2023.Além da presença física dos agentes de segurança, os locais dos eventos e os principais pontos de circulação de pessoas estarão sendo monitorados 24 horas pelas câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Também serão montadas baias de orientação e triagem nas vias de acesso ao Parque do Urubuí e Praça da Vitória, palco dos shows musicais, e também à passarela do samba “Solange Lira”, por onde vão desfilas os blocos carnavalescos, no domingo (19/02), a partir das 18h.
De acordo com o major Wener Vieira, comandante da 7a Companhia Independente de Policia Militar de Presidente Figueiredo, o efetivo local foi reforçado por policiais que virão da capital, durante Carnachoeira 2023.
Cerca de 60 policiais estarão participarão, diretamente, do evento, distribuídos nos cinco dias de folia, em grupos de policiamento a pé, motorizado e ainda com a atuação do Batalhão de Trânsito e tropas especializadas. A Política Militar também manterá funcionando o Disque Denúncia (92) 98842-1606 (WhatsApp)
Economia
Com esse fluxo de visitantes esperado para o Carnachoeira 2023, cerca 200 mil pessoas, nos cinco dias de evento, o setor de alimentação pronta do município, que reúne restaurantes, bares, cafés, e lanchonetes, barraqueiros e ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec).
“Além do grande número de foliões que virá ao nosso município para brincar o carnaval, outras dezenas de visitantes vêm em busca dos nossos atrativos naturais – cachoeiras, grutas, cavernas, parques naturais e corredeiras. Querem aproveitar para contemplar e harmonizar com a natureza”, analisa, Edvan Carias, lembrando que o município tem mais de cem atrativos naturais visitáveis.
Tomando por base o aumento registrado na procura por hospedagem nas duas últimas semanas que antecedem o Carnachoeira 2023, os donos de hotéis, pousadas e resorts projetam um aumento significativo no faturamento durante os cinco dias de eventos.
De acordo com titular da Semtec, Edvan Carias, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 1 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, durante os cinco dias de evento.Nos últimos 12 meses, a Semtec em parceria com o Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae Amazonas) promoveu dezenas de cursos de capacitação e qualificação profissional nas áreas de beleza, gastronomia, manipulação de alimentos e hotelaria e, parte dessa mão de obra deve ser absorvida, pelos diversos setores da economia, em decorrência do Carnachoeira 2023.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Panfleto Carnachoeira_Finalizado_2_compressed

você pode gostar também