Notícias

Campanha Maio Amarelo é encerrado com ação de sensibilização no centro de Parintins

A Campanha Maio Amarelo, que tem como tema este ano “Paz no trânsito começa por você”, foi encerrada na manhã desta quinta-feira (23) com panfletagem na esquina da Avenida Amazonas com a Rua Jonathas Pedrosa, área central de Parintins. Participaram da ação os agentes da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Na abordagem, os condutores que estavam regularizados receberam um brinde pela conscientização. Já os que estavam irregulares foram orientados pela equipe.

Durante a campanha, as orientações de segurança no trânsito foram intensificadas nas ruas da cidade e foram realizadas palestras nas escolas, instituições e empresas privadas, como informou o agente de trânsito Darian Lobato. “A campanha Maio Amarelo é de prevenção no trânsito. Esse ano foi um tema muito legal de se trabalhar e de orientar as pessoas para que usem o capacete, para as pessoas que andam de carro que usem o cinto de segurança. A gente percebeu na campanha desse ano que algumas pessoas insistem em não usar os equipamentos de segurança e isso pode custar vidas”, destacou.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Elaine Pires, enfatiza que trânsito também é saúde pública. Em 2023, o município registrou 11 óbitos ocorridos em acidentes de trânsito. Esse ano Parintins registrou 3 até o momento. Elaine pontua que a maioria das vítimas fatais não estava usando capacete, apresentava sinais de embriaguez alcóolica ou estava dirigindo em alta velocidade. Ela ressalta ainda que prevenir os acidentes de trânsito reflete no atendimento do Hospital Jofre Cohen, referência em casos urgência e emergência no município. “Parintins tem implantado o projeto ‘Vida no Trânsito’ com o observatório municipal que integra a Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria de Vigilância em Saúde e a EMTT. O Maio Amarelo veio com o tema esse ano ‘Paz no trânsito começa por você’. O município vem realizando atividades como blitz educativa, assim como também orientação de educação em saúde nas escolas. Hoje essa panfletagem tem como objetivo de sensibilizar a população quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual, para a redução de acidentes de trânsito, das imprudências e consequentemente dos óbitos”, disse.

As palestras de educação no trânsito continuarão sendo realizadas pelos agentes de trânsito e podem ser solicitadas por meio de ofício encaminhado à EMTT.

+++++++

você pode gostar também