“É a primeira vez que me dirijo aos senhores governantes do nosso município. A preocupação pela nossa cidade e pelo interior é o que me motiva a fazer isto.”
Dom Franz Josef Meinrad Merkel, de 77 anos, natural da Alemanha, está em Humaitá desde o ano 2000 e é bispo da Diocese local, onde exerce forte liderança religiosa. Segundo ele, a insatisfação do povo de Humaitá com a nova gestão administrativa patrocinado pelo prefeito eleito em 2016, Herivânio Seixas, tem várias razões notadamente a falta de diálogo, transparência, falta de atenção com as invasões de terras ocorridas na cidade, falta de atendimento com os menos favorecidos, falta de compromissos com o prometido em campanha eleitoral passada e a falta de comunicação entre prefeitura, câmara municipal e população em geral.
A Carta Aberta da Diocese de Humaitá revela um quadro político caótico na cidade de Humaitá(AM), município no sul do Amazonas a cerca de 200 quilômetros da cidade de Porto Velho, Rondônia. O prefeito atual, Herivanio Seixas, segundo o Bispo enumera nas entrelinhas da Carta Aberta, não disse, ainda, a que veio.