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As 18 principais tendências do jornalismo digital para 2018

Tenho percebido ao longo de minha carreira que o jornalismo passa por fases conturbadas há muitos anos. Os problemas foram se agravando tanto, que conheço muitos profissionais cuja maior preocupação é simplesmente manter a empregabilidade. Isso é muito ruim, pois esse pensamento vai se tornando fruto de um desejo por estabilidade que acaba sendo maior que a vontade de crescer profissionalmente e evoluir no mercado de trabalho.

Já vivenciamos uma onda de demissões em massa que parece não ter fim, modelos de negócio do jornalismo tradicional (TV, rádio e mídia impressa) se enfraquecendo, empresas de comunicação reduzindo porte ou fechando as portas, violência contra profissionais que fazem cobertura de rua, entre outros fatos. Além disso tudo, ainda há uma leva de estudantes se formando a cada semestre, o que faz com que muita gente entre no mercado de trabalho e resulta em uma distância cada vez maior entre oferta de emprego e profissionais disponíveis, o que é muito problemático.

Por outro lado, as agências digitais estão crescendo a cada ano, como estudos da ABRADi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) comprovam, e essas empresas precisam de profissionais qualificados para produção de conteúdo, entre outras funções que um jornalista pode desempenhar com assertividade.

Porém, o crescimento de empresas do setor de comunicação digital leva a outro debate, que é em relação à capacidade das universidades em acompanhar a velocidade de atualização de conhecimentos que são indispensáveis no mercado digital.

Por exemplo: atualizações algorítmicas do Google (mais de 700 por ano). Enquanto você está lendo este artigo, o algoritmo do Google pode estar sendo atualizado, e algumas dessas atualizações impactam diretamente em como você vai produzir conteúdo para a internet. Estar atualizado sobre este assunto é fundamental, pois se você produz conteúdo para a internet, vai querer que ele seja bem indexado e conquiste bons rankings na busca do Google, correto? O seu conteúdo precisa ser encontrável e o Google é uma plataforma fundamental para isso. Assim como seu conhecimento sobre o assunto pode ser fundamental para você conquistar uma boa vaga em uma agência digital.

Para se considerar um profissional atualizado e diferenciado, meu conselho principal é: não seja acomodado, busque novidades, participe de congressos, estude material (inclusive em inglês), siga referências do mercado de comunicação, ouça o que eles têm a dizer, acompanhe canais oficiais de mídias importantes como o Facebook para Empresas, o Blog Oficial do Google para Webmasters, entre outros, procure conquistar bons relacionamentos com profissionais influentes no mercado e tenha uma postura empreendedora.

O jornalista pode ter perfil empreendedor mesmo sem empreender abrindo uma empresa. Para isso, é preciso se posicionar como um profissional atualizado, que conhece ferramentas, tecnologias e estratégias modernas e que gera negócios para seus clientes e/ou empresa na qual atua. Isso vai fazer dele um profissional diferenciado no mercado. Se posicione à frente do seu tempo, como alguém que procura conhecimento, não simplesmente espera o conhecimento cair no colo. Isso também passa por uma questão comportamental. Por isso digo: busque conhecimento! Seja cada vez mais! Você pode!

Portanto, hoje é mais do que uma necessidade o jornalista tradicional ampliar seu leque de conhecimentos para as técnicas do jornalismo digital. O mercado está mudando, a forma como se consome conteúdo está mudando. Aquele princípio básico de diferenciar o papel do emissor e do receptor da informação, com o advento da internet e, principalmente, das redes sociais, mudou completamente. Hoje todo mundo é produtor de conteúdo e divulga notícias.

Os veículos tradicionais perderam a exclusividade de outrora. Isso também impacta em como se produz conteúdo e exige uma reinvenção contínua para jornalistas que pretendem ser atores importantes desse novo cenário. Já podemos afirmar com tranquilidade que uma das principais plataformas de divulgação de notícias do mundo é o Facebook. Então o jornalista precisa, no mínimo, ter um bom conhecimento de Facebook Marketing. Dependendo da função do jornalista, não é preciso dominar o tema, mas ter pelo menos uma boa noção é fundamental.

Hoje em dia, para produzir conteúdo para a internet é preciso ter boas noções de SEO e SMO, por exemplo. Você sabe o que é isso? Não? Então vai saber neste artigo. Vem comigo e vamos às 18 principais tendências do jornalismo digital para 2018!

 

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