Sidney Leite denuncia reajuste no valor do gás, no mesmo dia que Grupo Atem assume a refinaria
O deputado federal Sidney Leite (PSD), denunciou nesta quarta-feira (30), por meio das suas redes sociais o reajuste na tarifa do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), anunciando pela Refinaria Isaac Sabbá (Ream), que comprou a refinaria de Manaus.
O aumento já começaria a valer a partir do dia 01 de dezembro, dia em que o grupo assume oficialmente o mercado.
O informe já está sendo repassado pelos fornecedores que alegam que os preços atuais praticados estariam defasados, uma vez que não representam os custos totais de frete e portuário.
Os abastecedores avisam ainda que em janeiro um novo aumento também está previsto. Atualmente a refinaria pertence a Petrobrás e por isso conta com subsídios, mas a partir do dia 01 de dezembro, será incorporada à Ream Participações, do grupo Atem.
Estima-se que o reajuste seja de R$ 0,93 por quilo, o que deve acrescer em torno de R$12 reais o valor da botija de 13 kg. Sidney que lutou contra a privatização da refinaria e alertou sobre esse cenário afirma ser abusiva a imposição contra a realidade dos amazonenses nesse período.
“Trabalhei duro contra a privatização da Reman, que é a única do Norte do país e por isso representa um papel estratégico. O grupo que irá assumir o ofício, assume agora, dia 01 de dezembro e já anuncia um reajuste no quilo do gás de cozinha, coisas que nós alertamos antes de consolidar esse processo de privatização. Essa é mais uma imposição do governo contra a dura realidade de milhares de famílias do Amazonas que não tem muitas vezes condições sequer de botar comida na mesa “, afirma o parlamentar.
Sidney garante que irá buscar os órgãos de controle e defesa do consumidor e fiscalizar as ações. “Vou procurar os órgãos de controle externo para fiscalizar e monitorar e verificar se esse reajuste já não é a primeira medida abusiva contra os trabalhadores do Amazonas, dessa empresa que assume”. A Ream é uma sociedade recém-constituída que faz parte do Grupo Atem, conjunto de sociedades sob controle comum com atuação no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial e construção naval, sendo a principal delas a Atem’s Distribuidora de Petróleo.
A Petrobras, por sua vez, é uma empresa brasileira que opera de forma integrada em diversos segmentos da cadeia de petróleo e gás natural.
+++++++