Notícias

Prefeitos do AM buscam destravar problemas de gestões anteriores no FNDE

Em busca da solução dos problemas ligados à educação no estado do Amazonas, vinte e três prefeitos do interior estiveram reunidos, nesta quarta-feira (21), com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro. A reunião, que foi articulada pelo deputado federal Pauderney Avelino (Democratas), serviu para destravar os desafios, dentre eles, causados em gestões anteriores e que hoje impendem as prefeituras de realizar parcerias com o órgão. 

“Estamos aqui no FNDE, para resolver problemas, ajudar os prefeitos a adequar todas as exigências pedidas pelo Ministério da Educação e fazer uma renegociação para tocar as obras que estavam paradas e que precisam ser concluídas nos municípios”, afirmou Pauderney.

A necessidade do encontro surgiu a partir de um pedido dos prefeitos durante uma reunião juntamente com o senador Omar Aziz (PSD) e o deputado Pauderney, na última terça-feira. Entre as dificuldades apontadas estão a necessidade de melhoria da comunicação entre os municípios e o governo federal, além dos problemas deixados pelas gestões anteriores.

Os prefeitos também puderam tirar dúvidas e descobrir as soluções para problemas que estão travando cada município. Para o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, a tarefa de encontrar uma flexibilização das regras não será fácil, mas é necessária. “Esses problemas do passado tem que ser tratados, tem que ser cuidados, por outro lado não podem impactar o futuro da educação do estado”, afirmou Silvio.

O prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso de Alencar (Pros), afirmou que possui diversos entraves no FNDE, como transporte dos alunos, escolas indígenas, mas o principal deles é a construção das creches, que deveria ter iniciado na gestão anterior.

“No nosso município nós temos as creches, que até hoje o dinheiro foi depositado uma parte, mas não começaram as obras na gestão anterior e houve um impasse muito grande. Então, hoje estamos aqui, com presença do deputado Pauderney Avelino e do presidente do FNDE Silvio, para tentar solucionar tudo isso”, afirmou Raylan.

Outro prefeito que esteve presente no encontro foi  Gilberto Lisboa (PMDB) e o considerou fundamental, pois todos os prefeitos tiveram a oportunidade de serem atendidos individualmente para solução dos entraves.  

” Saímos com esperança para resolver as obras que estão inacabadas, porque pelo sistema do FNDE, da forma como se vinha conduzindo a coisa, a dificuldade era imensa”, afirmou Gilberto.

“Nossa expectativa é que os prefeitos possam sair daqui com os problemas resolvidos e aqueles problemas que não forem resolvidos hoje, que saiam encaminhados”, concluiu o presidente Silvio Pinheiro.

você pode gostar também