O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) divulgou nesta terça-feira, dia 28, o “Ranking de Controle Interno 2021” de transparência de órgãos e poderes do Estado do Amazonas.
Os vencedores foram:
Entre os poderes que compõem o Estado, o vencedor foi o Ministério Público (MP-AM).
Entre as 62 prefeituras amazonenses, a que mais caprichou foi a cidade de Alvarães, no Médio Solimões, administrada pelo prefeito Lucenildo Macêdo (PSC).
Entre as câmaras municipais, a de Manaus (CMM) foi a que teve maior destaque.
Entre os órgãos públicos do estado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi a pasta que mais apresentou a melhor performance.
O levantamento foi feito pela Coordenadoria de Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno do MPC-AM.
O estudo é assinado pela procuradora de Contas Evelyn Freire de Carvalho, que comentou a finalidade do levantamento.
“O objetivo do MPC-AM é conhecer profundamente a administração pública, para saber se as ações dos gestores estão sendo conduzidas de forma legal”, ressaltou.
A pesquisa classifica os órgãos e poderes acompanhados em quatro níveis, com pontuações na categoria:
Crítico – de 0 a 268 pontos;
Deficiente – de 269 a 537 pontos;
Mediano – de 538 a 806 pontos
Elevado – a partir de 807 pontos.
Poderes
Assim, entre os poderes, o Ministério Público venceu o ranking porque obteve 989 pontos
Em segundo lugar, ficou o Governo do Estado, com 939 pontos.
Ainda em grau elevado aparecem o Tribunal de Contas do Amazonas, com 934 pontos.
Também com grau elevado de transparência está a Assembleia Legislativa do Estado, com 918 pontos.
Já, com status mediano, aparece a Defensoria Pública Pública do Estado, com 560 pontos.
Crítico
O Tribunal de Justiça (TJ-AM) figura em grau crítico, com zero ponto. O MPC-AM informou que o Judiciário aparece assim no ranking porque não contribuiu com as informações solicitadas.
Prefeituras
Entre as prefeituras, apenas três obtiveram pontuação de grau elevado de transparência no ranking: a Prefeitura de Alvarães, com 998 pontos; em segundo lugar, está a Prefeitura de Tefé com 961 pontos; e em terceiro lugar está a Prefeitura de Manaus, com 908 pontos.
Chama a atenção nesse setor o número de prefeituras em grau crítico de transparência. Isso porque são 47 municípios com zero ponto.
Câmaras
Já no ranking das câmaras, das 62, apenas a de Manaus foi classificada com grau elevado de transparência. Ele obteve 929 pontos.
Em estado crítico de transparência, estão 48 câmaras, que não enviaram dados para o MPC-AM.
Alvarães
Situada no Médio Solimões, a cidade de Alvarães, distante 530 km de Manaus, vem fazendo uma administração séria e voltada a sanear contas atrasadas de gestões passadas sem esquecer do social. “Estamos trabalhando com seriedade e honrando cada centavo do dinheiro do povo. Isso mostra nosso compromisso em trabalhar com seriedade, pois tiramos nosso município do estado crítico em transparência e colocamos em primeiro lugar no Amazonas”, disse o prefeito Lucenildo agradecendo toda a equipe da controladoria e dos colaboradores, Eduardo Tiago e o economista André além de toda a equipe administrativa.
+++++++