Na manhã desta quarta-feira (29, o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM) lamentou a decisão da maioria dos colegas deputados que decidiram votar a favor do Projeto de Lei n° 26/2017, oriundo da mensagem governamental n° 11/2017, que institui o aumento da alíquota do ICMS sobre produtos considerados “supérfluos”.
De acordo com o parlamentar, não se poderia taxar como supérfluos produtos como a gasolina, o óleo diesel, o gás, itens de higiene, entre outros. Dessa forma, ele acredita que a classe menos favorecida é quem vai arcar com esse aumento, onerando ainda mais o já combalido orçamento familiar. “Não acho que o governo acerta ao propor aumento de impostos num momento de recessão. Existem outras maneiras de tentar alavancar o orçamento estadual, não somente colocando nas costas do cidadão essa fatura”, afirmou Ferraz.
Entretanto, o deputado ressaltou que é preciso respeitar a decisão da maioria, afinal, ele entende que na democracia é assim que se procede. Mas lembrou, que de tudo pode se tirar uma lição, inclusive dessa derrota do povo amazonense. “Acredito que o cidadão passa a perceber que possui o poder na mão, bastando apenas saber utilizar. Essas decisões são frutos de escolhas”, alertou o líder do Democratas na Assembleia.