Peixe fresco e saudável foi distribuído para centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Celebridade 2, na cidade de Juruá, a 680 quilômetros de Manaus
Adquiridos por preços abaixo do mercado, a prefeitura de Juruá em parceria com a Associação dos Produtores do setor Macopani comprou 1 tonelada de tambaquis oriundos de rios e lagos localizados dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).
No feriado do dia 7 de setembro, a Prefeitura Municipal de Juruá reuniu várias equipes e distribuiu o pescado às famílias carentes da comunidade celebridade 2, na zona rural do município. A enorme fila começou a se formar bem cedo e o projeto “Peixe para Todos” vem se solidificando como mais uma importante ação social que agrada a população.
Cada pessoa saiu com mais de 2 quilos de tambaqui e também com um sorriso de gratidão no rosto. “Eu saí às 6h de casa e tô muito satisfeito. Agradeço ao prefeito pela ação”, disse o senhor Juvêncio. A equipe do prefeito Dr. Júnior, com profissionais das mais diversas secretarias municipais, colaborou na distribuição do pescado, que reuniu uma quantidade maior de pessoas do que no ano passado.
“Os desafios aumentam a cada ano, principalmente com a crise que tem afetado o nosso país, mas o prefeito Dr. Júnior manteve seu compromisso e estamos, mais uma vez, garantindo pescado no feriadão”, disse um dos organizadores da ação.
PEIXE FRESCO E SAUDÁVEL
Nos últimos dias o Amazonas tem tido notícias oficiais por parte da Fundação de Medicina Tropical que recomendou a não suspensão do consumo de peixe por causa de investigação de rabdomiólise, conhecida popularmente com “doença da urina preta”.
“O Importante é entender que se formos comparar o nível de consumo de peixe com o número de casos, a gente vê que é uma relação mínima, porém, não menos preocupante. Qualquer situação que coloque em risco a saúde das pessoas deve ser avaliada com cuidado, as pessoas devem ser tratadas da maneira mais adequada possível e temos que ter preocupação também com o aspecto econômico e nutricional”, disse o infectologista Dr. Heitor Vieira Dourado.
O prefeito Dr. Júnior disse que distribuir peixes frescos e saudáveis é uma forma de distribuir renda, “assim como fazemos nos demais programas sociais que a Prefeitura executa e também para que as pessoas entendam que o peixe de Juruá tem procedência”, afirmou.
O prefeito disse que a Fundação Amazonas Sustentável, conhecida nacionalmente por suas ações sociais e de preservação a floresta amazônica está comercializando o pescado de Juruá para os habitantes de Manaus a preços módicos. “Nosso pescado é saudável e projetos como esse, evidentemente, vêm acompanhados de outras ações mais estruturais que estamos desempenhando neste segundo mandato na prefeitura de Juruá. O povo pode esperar de mim, espírito público e muita vontade de trabalhar e fazer mais pela nossa gente”, concluiu.
+++++++